Projeto da Ufes é destaque em Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade

01/12/2023 - 19:07  •  Atualizado 04/12/2023 19:05

Um projeto sobre a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, desenvolvido pela Secretaria de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade (Siac) da Ufes, será um dos destaques da Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade - Reconecta, que será realizada de 4 a 7 de dezembro, no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, na Enseada do Suá, em Vitória.

Gratuito e aberto ao público, o evento oferecerá 80 horas de programação simultânea dedicada à busca por soluções e políticas de integração, inclusão e acessibilidade. Os interessados em participar devem se cadastrar neste link.

O projeto desenvolvido pela Ufes será apresentado na palestra Inserção Produtiva da Pessoa com Deficiência: Desafios e Perspectivas, que acontecerá no dia 4, às 14 horas, na sala externa do espaço. O tema será abordado pela secretária de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade, Déborah Provetti, pela psicóloga Wanessa dos Santos e pela estudante de Psicologia Cinthya de Oliveira, que foi autora do trabalho juntamente com a estudante egressa do curso de Psicologia Naiara Ramos.

“A proposta da pesquisa surgiu a partir da vivência de nossos estudantes com deficiência que apresentavam dificuldades em conseguir estágio ou postos de trabalho. Percebemos que o estudante passava nas fases iniciais, mas na hora da entrevista presencial acabavam não sendo aprovados”, afirma Provetti.

Ela conta que o trabalho foi desenvolvido a partir do projeto Psicologia Inclusiva, coordenado por Wanessa dos Santos, com a participação das bolsistas Cinthya e Naiara. “Fiz o convite para desenvolvermos um trabalho nessa linha de acesso e permanência de pessoas com deficiência nos espaços de trabalho. Todas se envolveram na pesquisa e nas entrevistas com empresas, funcionários ou servidores e legisladores da área. Vimos o quanto ainda é desafiador a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. As pesquisas demonstram que ainda estamos distantes de uma sociedade que proporcione uma real inclusão da população com deficiência. Hoje, o que tensiona e impulsiona é a legislação”, afirma a secretária.

Além de palestras, a programação do Reconecta inclui balcão de empregos, exposições artísticas, apresentações culturais, atrações musicais, atividade paradesportiva, oficina de pintura e ornamentação floral, além da participação de influenciadores digitais desse segmento. Veja aqui a programação completa.

Mobilização

A procuradora do Trabalho e vice-titular da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Fernanda Naves, afirma que “o Reconecta busca criar um espaço totalmente dedicado ao intercâmbio técnico qualificado que estimule a mobilização e a articulação entre os diferentes setores da sociedade em torno da questão da acessibilidade e da inclusão, além da conscientização, difusão e estímulo à concretização dos direitos assegurados das pessoas com deficiência, mormente o direito ao trabalho, por meio do cumprimento da cota legal de contratação das pessoas com deficiência e reabilitadas e da garantia de um ambiente laboral acessível e livre de discriminação, preconceito, assédio e violência”.

O Reconecta é promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef) e Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES), em conjunto com órgãos públicos, instituições, entidades, conselhos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e parceiros do setor privado.

Segundo dados da pesquisa Pessoas com deficiência e as desigualdades sociais no Brasil, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, no Espírito Santo, enquanto 70,7% da população sem deficiência está empregada, menos da metade (28,9%) das pessoas com deficiência se encontram inseridas no mercado de trabalho. Para o MPT-ES, os dados ressaltam o desemprego mais acentuado nesse segmento no estado.

Texto: Thereza Marinho, com informações do MPT-ES