Professoras da Ufes passam a compor comitês da Farmacopeia Brasileira, vinculados à Anvisa

21/06/2021 - 19:18  •  Atualizado 01/11/2022 09:16
Compartilhe

Duas professoras da Ufes foram selecionadas como membros dos comitês técnicos temáticos da Farmacopeia Brasileira, que auxiliam a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em demandas técnicas relacionadas a produtos farmacêuticos. A Farmacopeia é o Código Oficial Farmacêutico Brasileiro e tem como função estabelecer os requisitos mínimos de qualidade de medicamentos e ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs), inclusive os utilizados para combate à covid-19.

As selecionadas foram as professoras Cristiane Giuberti, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, em Vitória, e Janaina Villanova, do Departamento de Farmácia e Nutrição, em Alegre. Elas integrarão, respectivamente, os comitês de Produtos Magistrais e Oficinais, e de Normatização de Textos.

Dentre os 300 inscritos de todo o país, 80 candidatos foram selecionados. Os mandatos têm duração de cinco anos e a primeira reunião da qual as professoras participaram ocorreu no dia 28 de maio.

Segundo Janaina Villanova, há uma grande responsabilidade associada ao mandato, tanto no que diz respeito ao protagonismo da Ufes no cenário dos cursos de Farmácia do país, bem como ao momento delicado de saúde pública vivido pelos cidadãos brasileiros. Para Cristiane Giuberti, essa é uma oportunidade de trabalho com grande troca de experiências com os pares de todo o Brasil, de aprendizagem e atualização constante.

Farmacopeia

A Farmacopeia teve sua primeira edição lançada em 1929. Os membros dos comitês têm o objetivo de assessorar a Anvisa na revisão e na atualização dos compêndios e produtos do Código.

No cenário da pandemia, as farmacopeias do mundo inteiro se uniram por meio do chamado “alerta de farmacopeias”, em 2020. Esse mecanismo permite discussões rápidas entre farmacopeias, para responder às necessidades urgentes de saúde pública em nível global, por exemplo, dar suporte a fabricantes, reguladores e partes interessadas em medicamentos essenciais para resposta à covid-19.

Para mais informações sobre a Farmacopeia Brasileira, clique aqui.

 

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: divulgação Anvisa
Edição: Thereza Marinho