Proaeci publica nesta sexta, 28, edital de transição para o Auxílio Unificado 2023/1

28/04/2023 - 13:42  •  Atualizado 02/05/2023 16:53

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) publica nesta sexta-feira, 28, o edital 05/2023 Proaeci/Ufes, com as orientações para que parte dos estudantes atualmente cadastrados no auxílio clássico possam fazer a transição para o Auxílio Unificado do Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes), edição de 2023/1. O edital poderá ser acessado na página www.proaeci.ufes.br/editais.

Ao todo, 500 estudantes serão convocados para a transição ao Auxílio Unificado. Eles terão 15 dias, a partir da convocação, para enviar a documentação necessária, atualizar o cadastro e serem classificados nas novas faixas de auxílio. Caso não enviem a documentação, os estudantes terão o cadastro suspenso e serão desligados do Proaes.

O envio deverá ser feito por meio do Portal da Assistência Estudantil, entre os dias 28 de abril e 13 de maio. As análises serão realizadas entre 31 de maio e 14 de julho de 2023. Caso haja alguma pendência, a Proaeci realizará solicitações ao aluno pelo Portal da Assistência Estudantil. O estudante convocado a apresentar documentos substitutivos ou complementares deverá enviá-los em até dois dias.

A lista com o número de matrícula dos estudantes convocados estará no Anexo I do edital 05/2023 Proaeci/Ufes. Caso o estudante não envie a documentação no prazo, terá o cadastro no Proaes suspenso e, caso não se manifeste no prazo previsto no edital, será desligado automaticamente do Programa.

Auditoria

A transição ocorre no processo de auditoria dos cadastros, que é gerenciado pela Comissão Permanente de Auditoria da Direção de Assistência Estudantil. A auditoria dos cadastros permite corrigir distorções no Proaes, como identificar estudantes que já não fariam jus aos auxílios e ainda assim permanecem cadastrados. “Quando isso ocorre, os estudantes são desligados e cobrados a devolverem os valores recebidos indevidamente. Os valores economizados permitem ampliar o número de vagas nos editais de cadastro subsequentes, tornando o Proaes mais justo e inclusivo”, explica o diretor de Assistência Estudantil da Proaeci, Iury Pessoa.

Ele informa que a auditoria dos cadastros do Proaes teve início no semestre 2021/1 e é realizada semestralmente. Até o momento, a economia mensal alcançada pelas atualizações foi de R$ 138.705 mensais, o que equivale a cerca de 13% do orçamento mensal do Proaes, significando maior capacidade orçamentária para inclusão de novos estudantes a cada semestre. Comparativamente, a auditoria possibilitou a inclusão de mais de 550 novos estudantes, até o momento.

Os estudantes que passaram pelas auditorias e permanecem cadastrados são transitados para o Auxílio Permanência Unificado. Mais informações sobre os resultados do processo de auditoria estão disponíveis nos relatórios de cada edital no endereço https://proaeci.ufes.br/relatorios.

Dúvidas e informações

Todas as informações sobre o edital estão publicadas no site da Proaeci. Em caso de dúvida, o estudante pode entrar em contato com a Pró-Reitoria por meio dos seguintes canais de atendimento: e-mail dae.proaeci@ufes.br; telefone (27) 99772-2842 (apenas ligações, das 8h às 20h); ou WhatsApp (27) 99890-7627 (apenas mensagens, das 8h às 20h).

Com informações da Proaeci