Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil é o novo nome da Proaeci

07/08/2023 - 19:24  •  Atualizado 09/08/2023 09:35

Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil (Propaes) é o novo nome da pró-reitoria dedicada a tratar dos temas da Assistência Estudantil e das políticas de inclusão social que se materializam por meio de ações afirmativas.  A Portaria 84, assinada em 10 de julho pelo reitor da Ufes, Paulo Vargas, formalizou a nova denominação da pró-reitoria, anteriormente chamada de Pró-Reitoria de Assuntos estudantis e Cidadania (Proaeci).

A proposta de uma nova nomeação foi concebida e aprovada no âmbito da primeira edição da Conferência de Ações Afirmativas da Ufes, realizada em 2018. O pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil, Gustavo Forde, avalia que a medida institucionaliza mais um importante passo rumo à consolidação das ações afirmativas e da assistência estudantil.

“Mais do que renomear uma pró-reitoria, estamos reafirmando nosso compromisso e disposição institucional em defesa de uma universidade pública, gratuita, democrática, de qualidade, socialmente referenciada, plural, inclusiva e pluriétnica, com a finalidade de promover o fortalecimento institucional das ações afirmativas e da assistência estudantil”, ressalta. O pró-reitor sublinha que a Ufes tem passado por um importante processo de democratização do acesso ao ensino superior nos últimos 20 anos, o que  exige a complementaridade de ações estratégicas a fim de contribuir para a inclusão social efetiva e as políticas de permanência na Universidade.

Na foto, a sede da Pró-Reitoria, localizada no prédio conhecido como "Castelinho", no campus de Goiabeiras.

Propaes

A Propaes tem por objetivo promover a equidade de oportunidades aos estudantes da Ufes, além de oferecer condições materiais e imateriais que assegurem o processo de formação acadêmica e o desenvolvimento da capacidade profissional e de cidadania.

Realiza também ações e projetos que fomentam a inclusão social e as políticas de acesso e de permanência qualificada, com foco nas diversidades de gênero, étnico-raciais, de orientação sexual, de pessoas economicamente empobrecidas, de populações de campo, indígenas e quilombolas no âmbito da Universidade.

Nos campi do interior, a Propaes é representada pelo Setor de Atenção à Saúde e Assistência Social (Sasas), que implementa práticas de cuidado e atenção à saúde de servidores e estudantes do campus de Alegre; e pela Divisão de Atenção à Saúde e Assistência Social (Dasas), responsável pelas práticas de atenção à saúde e assistência social da comunidade acadêmica do campus de São Mateus.

Outras alterações trazidas pela Portaria dizem respeito à extinção e criação de unidades funcionais dentro da estrutura da Reitoria e da Propaes. Os detalhes podem ser visualizados na íntegra da Portaria, anexada abaixo.

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Ruth Reis