Presidente da CTNBio ministra palestra para membros da Comissão de Biossegurança da Ufes

27/04/2021 - 16:05  •  Atualizado 27/04/2021 16:36
Compartilhe

O presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Paulo Barroso, ministrou uma palestra para membros da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) da Ufes na manhã desta terça-feira, 27, sobre o tema A Lei de Biossegurança e o desenvolvimento da Biotecnologia no Brasil.

Durante o evento, que aconteceu de forma on-line, ele abordou questões referentes a vacinas, medicamentos, alimentos, plantas e outras relacionadas a organismos geneticamente modificados (OGM) e derivados.

O encontro contou como treinamento em biossegurança de OGM e derivados para os membros do CIBio da Ufes e foi coordenado pela professora Patrícia Fernandes, do Departamento de Ciências Fisiológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que desde 2011 preside a comissão.

Monitoramento

A Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) da Ufes tem o objetivo de assegurar o cumprimento das diretrizes previstas em legislações específicas e normas de biossegurança. Ela é responsável pelo monitoramento e vigilância, no âmbito da Universidade, do ensino, da pesquisa científica, do desenvolvimento tecnológico e da produção industrial que utilize técnicas e métodos de engenharia genética, das pesquisas ou da importação e exportação de OGMs e seus derivados.

Detentora do Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) emitido pela CTNBio, a CIBio/Ufes, integra a Rede Nacional de Biossegurança, cuja constituição e funcionamento seguem as normas estabelecidas por legislação específica, por decreto regulamentador e por resoluções normativas baixadas pela Comissão Nacional.