Portal Edutics disponibiliza tutoriais de acesso livre e gratuito para auxiliar no ensino remoto

Estudantes que estão ingressando na Ufes neste semestre podem contar com o apoio do portal Edutics, que disponibiliza materiais de acesso livre e gratuito para apoio ao desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem Remoto e Emergencial (Earte), modalidade adotada pela Ufes durante o período de isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. O portal disponibiliza tutoriais sobre ferramentas e aplicativos do GSuite for Education, disponibilizado à comunidade universitária, incluindo instruções sobre recursos como o Classroom e outras ferramentas Google, como o Google Meet, o Google Drive, o Google Agenda e outros aplicativos de uso compartilhado, como Google Documentos, Formulários e Apresentações.

O portal também oferece videoaulas, artigos, podcasts, livros digitais, entre outros recursos, totalizando 95 vídeos compartilhados, incluindo materiais para professores e estudantes. As ferramentas em vídeo possuem versão na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Coordenado pela Superintendência de Educação a Distância (Sead), o conteúdo reunido no Portal Edutics é selecionado por um comitê editorial formado por professores e técnicos das pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e de Gestão de Pessoas (Progep), do Laboratório de Design Instrucional (LDI) e do Setor de Tradução e Interpretação em Libras, além da Sead.

A superintendente de Educação a Distância da Ufes, Maria Auxiliadora Corassa, explica que a proposta de criação do site surgiu para atender a uma necessidade específica dos cursos EaD, mas, em virtude da pandemia, o conteúdo foi adequado e ampliado para toda a comunidade acadêmica. A proposta é construir um acervo digital para auxiliar professores, estudantes e mediadores (tutores) nas suas atividades didático-pedagógicas.

Novos conteúdos são disponibilizados no portal regularmente, e sugestões podem ser encaminhadas pelo link https://edutics.ufes.br/colabore/, para avaliação e posterior publicação no portal.

Texto: Thereza Marinho

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 10 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)