Plataforma Moocqueca registra quase 30 mil inscritos desde o lançamento

04/12/2023 - 19:19  •  Atualizado 05/12/2023 19:18

Seis meses após o lançamento da Plataforma Moocqueca, o projeto pioneiro da Ufes que abriga cursos de curta duração voltados para a atualização profissional conta com 28.838 inscritos (média de 4.806 inscrições por mês), distribuídos em 35 países. Desde o lançamento, em maio, diversos profissionais já foram certificados pela plataforma gratuita de cursos livres em áreas como Línguas e Idiomas; Saúde e Bem Estar; Educação; Comunicação e Marketing; e Gastronomia e Cultura.

Segundo dados levantados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o curso mais procurado foi o de Comunicação em mídias digitais, que contou com a inscrição de 6.048 pessoas. Com carga horária de 60 horas, as aulas visam ampliar a compreensão de conceitos, contextos e ferramentas atuais da comunicação, demonstrando como as estratégias podem orientar estudantes para a análise de cenários, tomadas de decisões e resolução de problemas em diferentes níveis.

Contando com 3.479 inscritos, o curso Saúde mental relacionada ao trabalho foi o segundo mais buscado pelo interessados. Ao longo de 60 horas, as aulas discutem de que maneira o mundo do trabalho produz efeitos na saúde mental dos trabalhadores e quais os caminhos necessários para a melhoria das condições de trabalho, visando à promoção de saúde dos trabalhadores.

Perfil

Ainda de acordo com a Proex, atualmente os cursos são mais procurados por pessoas brancas; do sexo feminino; com idades entre 19 e 28 anos; com ensino superior incompleto; que têm como ocupação principal ser estudante; com renda mensal de mil a dois mil reais; e que conheceram a Plataforma Moocqueca por meio das redes sociais.

Como os cursos podem ser feitos por pessoas com ou sem vínculo com a Ufes e são disponibilizados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, a grande maioria dos inscritos nunca estudou na Universidade. Além dos brasileiros (em especial, os capixabas), a plataforma atraiu pessoas de países como Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Botsuana, Brasil, Brunei, Bulgária, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, EUA, Gana, Guatemala, Haiti, Hungria, Índia, Itália, Japão, Líbano, México, Moçambique, Montenegro, Paraguai, Peru, Portugal, Quirguistão, Reino Unido, Romênia e Vietnã

A diretora de Política Extensionista da Proex, Fabiana Ramos, explica que a importância da Plataforma Moocqueca está na ampliação de ofertas de cursos de extensão e no cumprimento dos objetivos de internacionalização da Ufes. “Temos participantes inscritos de todos os estados do Brasil, mas também com acessos de várias partes do mundo. Termos quase 30 mil inscritos em apenas seis meses de funcionamento é uma grande vitória!”, ressalta.

Expansão

Segundo Ramos, os próximos passos da Plataforma Moocqueca são a disponibilização da versão em inglês dos dois cursos com maior número de inscritos e a ampliação do catálogo, a partir da abertura de quatro novos cursos ainda este ano: Conexão com o projeto político pedagógico; Metodologia da pesquisa científica: da teoria à prática; Luto e saúde mental; e Google planilhas online e excel, inaugurando a área de Finanças e Vendas.

Atualmente, a Plataforma conta com 14 cursos disponíveis. “Para o ano que vem, faremos novo edital com seleção de novas propostas de cursos. A Plataforma está em franca expansão e crescimento”, conclui.

A Plataforma Moocqueca foi criada pela Proex, em parceria com a Superintendência de Educação a Distância (Sead) e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI).

Texto: Adriana Damasceno