Planetário de Vitória promove sessões em comemoração aos seus 28 anos

22/06/2023 - 15:32  •  Atualizado 23/06/2023 18:25

Nesta sexta-feira, 23, o Planetário de Vitória, localizado no campus de Goiabeiras, completa 28 anos. Para celebrar o aniversário, será realizado no espaço o evento Encantando o público há 28 translações, que terá início às 18 horas com a sessão Reconhecimento do Céu, voltada para o público infantil. Mais tarde, às 18h30 e às 19h30, o Planetário apresentará a sessão inédita Astronomia Cultural Tupinikim e Guarani, dirigida ao público em geral. A entrada é gratuita, sujeita à ordem de chegada.

O diretor técnico-científico do Planetário e professor do Departamento de Física da Ufes, Sérgio Bisch, explica que essa nova sessão “busca trabalhar a percepção do céu e dos astros para os povos Guarani e Tupinikim”.

Segundo ele, a intenção é mostrar a relação dos indígenas com o céu. “O objetivo é desconstruir a ideia de homogeneidade de uma cultura indígena única, conhecer aspectos das culturas indígenas para valorizá-los e apresentar algumas constelações indígenas. O foco é proporcionar a construção de uma ligação maior com o céu, mostrando um sentido de integração com a natureza, presente na cultura dos povos indígenas”, afirma.

História do Planetário

O projeto de criação do Planetário de Vitória teve sua origem na década de 1980, quando a Associação Astronômica Galileu Galilei (AAGG), formada por astrônomos amadores, apresentou à Prefeitura de Vitória (PMV) a proposta de aquisição de um projetor planetário e sua instalação no município. Nessa época, contudo, não houve condições de o projeto ser implementado.

Ao longo dessa mesma década, porém, com a grande repercussão junto ao público e à mídia da passagem do cometa Halley próximo à Terra, a Ufes mobilizou esforços para atender ao grande interesse da comunidade, construindo o Observatório Astronômico no campus de Goiabeiras, sob a responsabilidade do Departamento de Física. No local foi instalado o telescópio Zeiss Meniscas-Cassegrain, com espelho de 15 centímetros.

Nesse mesmo ano, por meio do projeto de extensão Observações Astronômicas, a Universidade começou a prestar um serviço regular de atendimento à população em sessões semanais de visitação e observação do céu. Devido ao sucesso da parceria entre a Ufes e a AAGG na execução do projeto, a ideia de criação do Planetário foi retomada por essas duas entidades, que buscaram o apoio de instituições públicas como a PMV e o governo do Espírito Santo.

A Ufes, por meio do Ministério da Educação, adquiriu então o projetor planetário modelo Zeiss ZKP-2P, e a Prefeitura de Vitória construiu o prédio, com uma sala de projeção (cúpula) de 10 metros de diâmetro para a instalação do equipamento. O Planetário de Vitória foi, assim, inaugurado em 23 de junho de 1995 e, desde então, funciona por meio de uma parceria entre a Ufes e a PMV.

Atividades

No âmbito da Universidade, o Planetário está vinculado ao Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas. Ele oferece, além das tradicionais sessões de observação do céu, oficinas, minicursos, palestras, cursos de formação continuada para professores, exposições e eventos científico-culturais. Atualmente, o Planetário vem atendendo a um público anual de aproximadamente 30 mil pessoas.

Para cumprir da melhor maneira possível sua missão de ensinar, divulgar e popularizar a Astronomia e ciências correlatas, o Planetário vem buscando estabelecer novas parcerias e elaborar projetos a serem encaminhados a órgãos de fomento, na áreas da Educação, Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia.

Texto: Sueli de Freitas, com informações do site do Planetário de Vitória