Pesquisador Jurandir Malerba abre o XIV Encontro Estadual de História nesta terça, 8

07/11/2022 - 18:18  •  Atualizado 08/11/2022 18:37

A Ufes recebe nesta terça-feira, 8, Jurandir Malerba, pesquisador e professor titular livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que vem à Universidade para proferir a conferência de abertura do XIV Encontro Estadual de História da Associação Nacional de História – Seção Espírito Santo (Anpuh-ES). 200 anos da independência pra quem? é o tema deste ano.

O encontro será realizado até o dia 10 de forma on-line, mas a conferência de abertura será presencial e acontecerá às 15 horas, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Física (campus de Goiabeiras), com mediação da professora do Departamento de História da Ufes Patrícia Merlo.

Malerba é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de diversos livros. Na Ufes, ele também fará o lançamento de duas obras dedicadas ao tema do encontro: Almanaque do Brasil nos tempos da Independência (2022) e Brasil em projetos: história dos sucessos políticos e planos de melhoramento do reino - da ilustração portuguesa à Independência do Brasil (2021).

Pessoas interessadas em participar como ouvintes ainda podem se inscrever para todo o encontro por meio do site do evento. A taxa de inscrição é R$ 29.

Programação

O XIV Encontro Estadual de História da Anpuh-ES terá início nesta terça-feira, às 9 horas, com o simpósio História e gênero: mudanças e permanências nas relações de gênero no Brasil no período pós-Independência. Ao longo dos três dias de evento, 17 pesquisadores da Ufes e de outras instituições de ensino superior participarão deste e de outros simpósios, além de minicursos e mesas temáticas. Veja aqui a programação completa.

“Estamos completando o segundo ano do bicentenário da Independência e nosso foco é pensar sobre os excluídos desse processo. O objetivo do evento é analisar o lugar dos grupos subalternos, invisibilizados e esquecidos ao longo da história brasileira. Também queremos refletir sobre as políticas públicas voltadas à inclusão desses grupos – pretos, pardos, indígenas, mulheres, LGBTQIA+ etc. – e à ampliação da cidadania efetiva em um país que se constituiu na desigualdade”, afirma a professora Merlo, que também é diretora da Anpuh-ES.

Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site https://erh-es.com/ e nos perfis da Anpuh-ES no Instagram e no Facebook.

Texto: Thereza Marinho