PDI 2021-2030: conheça a missão, a visão e os valores da Ufes

19/10/2020 - 08:29  •  Atualizado 22/10/2020 18:57

Planejar e criar metas para serem cumpridas em um futuro próximo, com vistas ao crescimento e desenvolvimento da Universidade. Com esse objetivo, a Ufes está no processo de elaboração do seu terceiro Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que norteará suas ações no período 2021-2030.

Os trabalhos foram iniciados em 27 de agosto de 2019, em solenidade realizada no Cine Metrópolis, campus de Goiabeiras. Em setembro do mesmo ano, professores, servidores técnico-administrativos, alunos e estudantes egressos puderam participar da pesquisa de opinião para revisar a missão, a visão e os valores da instituição. A enquete resultou em mais de 10 mil contribuições, a partir das quais o comitê central definiu, em março deste ano, as três questões que são a base para a formulação do Plano.

Missão

Garantir a formação humana, acadêmica e profissional com excelência, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, com a produção e promoção de avanços científicos, tecnológicos, educacionais, culturais, sociais e inovação, e com a promoção de direitos e de inclusão social.

Visão

Ser reconhecida como instituição pública de excelência nacional e internacional no ensino, na pesquisa e na extensão, além de estar comprometida com a inclusão social, a interiorização, a inovação e o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira, e em particular do estado do Espírito Santo.

Valores

Compromisso com os interesses e as necessidades da sociedade brasileira, em particular a capixaba; Interlocução e parceria com a sociedade; Defesa da universidade pública, gratuita, laica, pluri étnica e socialmente referenciada; Compromisso com a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão; Defesa e respeito às diversidades étnico-raciais, de gênero, culturais, sociais e regionais de nossa população; Gestão democrática, transparente, participativa e efetiva; Compromisso com a valorização das pessoas e defesa intransigente dos direitos humanos na garantia do Estado democrático de direito; Compromisso com o coletivo, a pluralidade, a acessibilidade, às ações afirmativas e a democratização do acesso e da permanência estudantil; Defesa permanente da autonomia universitária; Garantia da liberdade de ensinar e aprender; e Atuação calcada em princípios éticos e de sustentabilidade social, econômica e ambiental.

[video: https://youtu.be/A-b9FitG7FA]

Desafios institucionais

Em uma reunião realizada no dia 8 de outubro entre o comitê executivo e o comitê central do PDI, também foram reorganizados e priorizados os sete desafios institucionais da Ufes para os próximos 10 anos. Tais desafios estão inseridos dentro dos cinco eixos estratégicos da Universidade (Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência e Gestão) e balizarão os objetivos estratégicos que serão construídos nas próximas etapas do PDI.

São eles:

1 – AÇÕES AFIRMATIVAS

2 – IMAGEM INSTITUCIONAL

3 – INFRAESTRUTURA E ACESSIBILIDADE

4 – INOVAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL

5 – INTERNACIONALIZAÇÃO

6 – PROMOÇÃO DA SAÚDE, DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS

7 – SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E ECONÔMICO-FINANCEIRA

Metodologia

De acordo com a metodologia aprovada pelo Conselho Universitário (CUn), o PDI possui três instâncias: o comitê central, o comitê executivo, e as comissões temáticas. Ao comitê central cabe propor eixos estratégicos para os debates; determinar realinhamentos, se necessário; e aprovar e validar o documento final. Essa instância é composta pelo reitor, pelo vice-reitor, pelos pró-reitores, pelos diretores dos centros de ensino, e por três representantes do CUn (um docente, um técnico e um estudante).

O comitê executivo, por sua vez, é composto por representantes da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) e docentes, e é quem elabora a metodologia considerando quatro fases: organização, preparação, elaboração e finalização. As comissões temáticas são quatro: políticas acadêmicas, avaliação e desenvolvimento institucional, políticas de gestão, e infraestrutura.

Texto: Luiz Vital
Edição: Camila Fregona