PDI 2020-2029: enquete teve mais de dez mil participantes

01/10/2019 - 10:58  •  Atualizado 31/10/2019 14:35

Mais de dez mil pessoas responderam à enquete que captou as percepções da comunidade acadêmica para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), relativos aos conceitos de missão, de visão e de valores da Ufes para o período 2020-2029. A pesquisa foi enviada por e-mail para professores, técnicos-administrativos, estudantes e alunos egressos e, entre os que responderam, cerca de 45% são docentes ativos e alunos de pós-graduação.

Após a finalização da pesquisa, durante os meses de outubro e novembro, haverá reuniões com o Comitê Central – formado por pró-reitores, diretores de centro e representantes dos servidores técnico-administrativos no Conselho Universitário –, que analisará as contribuições da comunidade e, a partir delas, definirá a missão, a visão, os valores e os desafios institucionais para a Universidade referentes aos próximos dez anos.

Segundo a Comissão Executiva para Revisão do PDI da Ufes, ainda neste ano será realizada uma nova enquete para ouvir as pessoas quanto aos objetivos estratégicos, que deverão estar pautados nos desafios institucionais.

Evolução

O PDI é um documento oficial e formal exigido pelo Ministério da Educação (MEC), que reúne um conjunto de propósitos a serem cumpridos para que a instituição evolua do estado atual para um estado desejado, promovendo melhorias em todos os setores. Além de trazer informações gerais sobre a Universidade, o documento apresenta objetivos estratégicos, metas a serem realizadas e indicadores para sua mensuração.

O processo de revisão do PDI vigente teve início no dia 27 de agosto, com uma solenidade realizada no Cine Metrópolis, campus de Goiabeiras. As informações sobre o PDI da Ufes e o processo de revisão do documento estão disponíveis no site pdi.ufes.br e no blog blog.ufes.br/pdi2020-2029.

Texto: Thereza Marinho