Núcleo de Psicologia Aplicada dá início às atividades do semestre

24/02/2021 - 17:25  •  Atualizado 26/02/2021 15:34

O Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA) da Ufes está iniciando suas atividades neste semestre, mas, devido à grande procura, as inscrições para a fila de espera destinada aos interessados em participar das atividades oferecidas já foram encerradas.

Um total de 110 formulários foram preenchidos para as 80 vagas disponíveis. Com isso, a coordenação do NPA optou por encerrar as inscrições.

“Sintomas como ansiedade, angústia, estresse, depressão, medo de contaminação, desemprego, crise socioeconômica e isolamento social aumentaram nesse período de pandemia e, consequentemente, é esperado que a procura por ajuda também aumente", analisa a coordenadora do Núcleo, Andrea Nascimento.

No NPA, são desenvolvidas diversas atividades, como atendimento psicológico individual para crianças, jovens e adultos, atendimento em grupo e supervisões, conforme as necessidades de cada projeto desenvolvido. O atendimento psicológico é realizado por estagiários, geralmente estudantes dos períodos finais do curso de Psicologia, sob a supervisão de professores.

Um dos objetivos do Núcleo é a formação profissional em Psicologia, por meio da complementação acadêmica com estágios supervisionados desenvolvidos em situações de intervenção e de investigação de forma gratuita.

“O Núcleo de Psicologia Aplicada da Ufes oferece serviços psicológicos gratuitos para as comunidades local e universitária, de acordo com as necessidades de capacitação profissional dos estudantes em atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Psicologia e de outras unidades da Universidade”, enfatiza a coordenadora.

Em média, são realizados 80 atendimentos por dia e 400 por semana. Tem prioridade de atendimento o público de baixa renda. No intuito de atender às determinações do Plano de Biossegurança da Ufes, as orientações do NPA estão sendo realizadas por meio virtual até que existam condições de segurança para que os técnicos, professores, estudantes e usuários retornem ao acolhimento presencial.

Vagas

Andrea Nascimento afirma que, antes da pandemia, o NPA trabalhava com dois momentos de abertura de vagas, sendo o primeiro no mês de março e o segundo em agosto. Mas a dinâmica foi alterada: “Uma vez que tivemos que lidar com a pandemia e as medidas de biossegurança para a prevenção da COVID-19, optamos por fazer a inscrição no modelo de formulário on-line, de forma a evitar aglomerações no Núcleo”.

Ela explica que, no momento, o Núcleo está fazendo uma triagem dos candidatos inscritos. “Algumas pessoas que se inscreveram não atendem aos critérios para admissão no serviço oferecido pelo NPA, outras são de outros estados da Federação e alguns não anexaram todos os documentos solicitados, o que precisaremos verificar o que foi que aconteceu. Depois da triagem, se ainda sobrarem vagas disponíveis, informaremos na página do Centro de Ciências Humanas e Naturais e do curso de Psicologia”, ressalta.

Atendimento

O Núcleo de Psicologia Aplicada foi fundado na década de 1980 e serve de apoio ao curso de Psicologia da Ufes, do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). Desenvolve projetos para os estudantes da graduação em Psicologia, abarcando também os projetos provenientes do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento.

A professora Andrea Nascimento explica que cada professor/supervisor possui um projeto específico a partir da sua abordagem clínica, seja ela baseada nas teorias de Jung, Rogers, Freud, Lacan, Fritz Perls, Skinner etc. Dessa forma, um projeto pode prever a permanência do paciente por anos ou apenas por meses.

“Tudo depende do objetivo do projeto, seja com o trabalho em grupo ou individual, que será desenvolvido com o professor e seu grupo de estagiários. Existem projetos que preveem 12 sessões ou três meses de duração, que são denominados de psicoterapia breve, e outros que possuem uma permanência bem maior. Também vai depender do paciente/cliente e do engajamento dele em todo o processo ao longo do ano. Atualmente, estão vinculados no NPA os estágios supervisionados curriculares, que totalizam 440 horas, concentrados no último ano do curso de graduação”, pontua.

O NPA realiza ainda ações em parceira com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), além de muitas outras desenvolvidas pelos estudantes. O espaço físico é composto por uma secretaria integrada, oito salas para atendimento individual e duas para atendimento em grupo. Atualmente, a secretaria está trabalhando apenas no modelo remoto. Para contato, o e-mail institucional é npa.ufes@gmail.com.

Texto: Jorge Medina