Lançamento de livro e reinauguração de museu acontecem nesta sexta, 18

17/02/2022 - 13:39  •  Atualizado 01/11/2022 09:26

Dois eventos de grande importância para a cultura capixaba acontecem nesta sexta-feira, 18. O primeiro é o lançamento do livro O espólio incomensurável de um artista: catálogo do acervo de Homero Massena. O outro é a abertura do Museu Atelier Homero Massena, em Vila Velha.

O lançamento do livro está marcado para 16 horas, na sede da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Prainha, em Vila Velha. A publicação faz parte do projeto Organização e Tratamento do Acervo Arquivístico Homero Massena, que tem o objetivo de tratar, descrever, digitalizar e acondicionar itens documentais do acervo pessoal do artista Homero Massena.

A publicação foi organizada pelo professor do Departamento de Arquivologia da Ufes André Malverdes; pelo arquivista e coordenador do projeto, Geovane José de Oliveira; e pela bibliotecária e curadora do Museu Atelier Homero Massena, Cleonice Maria Maulaz. Todos são formados pela Ufes.

Museu

A reabertura do Museu Atelier Homero Massena acontece às 18h30. Depois de quatro anos fechado para reforma, o museu, que é a antiga casa do artista, é um dos símbolos culturais de Vila Velha e o seu interior busca reconstituir o ambiente em que o artista trabalhou e viveu até 1974, quando faleceu.

É composto por obras do artista, móveis e objetos pessoais. O museu foi tombado como patrimônio cultural em setembro de 1979 e fica localizado na rua Antônio Ferreira Queiroz, 281, também na Prainha, em Vila Velha.

Os eventos foram organizados pela equipe do projeto cultural Organização e Tratamento do Acervo Arquivístico Homero Massena, patrocinados com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e apoiados pelo Departamento do curso de Arquivologia da Ufes, pela Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) e pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees).

As solenidades serão presenciais e seguirão todos os cuidados que a pandemia exige. Uso de máscara e higienização com álcool serão obrigatórios.

Outras informações sobre o lançamento do catálogo podem ser obtidas pelo e-mail geovane.arquivista@gmail.com ou pelo WhatsApp (27) 99622-2166.

Para conhecer melhor o projeto Organização e Tratamento do Acervo Arquivístico Homero Massena, basta clicar no endereço eletrônico patrimoniohomeromassena.blogspot.com.

Perfil

Mineiro, filho de capixabas, Homero Massena nasceu em 4 de março de 1884 e é considerado um dos maiores artistas capixabas. Ele viveu de 1951 a 1974 na casa que se tornou museu, a qual mantém o seu ambiente de trabalho, com pinturas do artista nas paredes em todos os cômodos, além de objetos pessoais, móveis e quadros.

Massena também foi jornalista e redator, além de exercer um cargo político como prefeito do município de Bonfim (MG). Fez curso de pintura na Escola de Belas Artes de Minas Gerais e na Academia Julien, de Paris. Em 1951, foi convidado pelo então governador do Espírito Santo Jones dos Santos Neves para inaugurar e dirigir a Escola de Belas Artes do Estado.

Texto: Jorge Medina
Edição: Camila Fregona