Evento sobre práticas inclusivas de ensino abre inscrições para submissão de trabalhos

02/05/2022 - 09:42  •  Atualizado 03/05/2022 11:37

Um projeto de pesquisa da Ufes investiga os impactos da covid-19 sobre a educação especial e busca apresentar os resultados de práticas inclusivas desenvolvidas nas escolas no decorrer da pandemia. Como parte do projeto, foram abertas as inscrições para submissão de trabalhos para o Colóquio de Práticas Inclusivas em Tempos de Pandemia. O prazo para apresentação de resumos expandidos ou completos prossegue até 15 de maio. O colóquio será realizado no formato on-line de 7 a 9 de junho, e os trabalhos aprovados serão publicados em livro no formato e-book.

O projeto de pesquisa Educação das pessoas com deficiência em tempos de pandemia no Espírito Santo tem a coordenação científica de Douglas Christian Ferrari de Melo, professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o projeto objetiva analisar e acompanhar a situação escolar dos estudantes com deficiência no contexto da pandemia de covid-19.

A pesquisa também trabalha no monitoramento dos dados populacionais e socioeconômicos relacionados a esse público, e que estão lançados no Painel Covid-ES, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O estudo também busca identificar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos professores no processo de escolarização dos estudantes com deficiência durante o período de implantação do ensino remoto no Espírito Santo.

Guia

"O objetivo principal do projeto é investigar os impactos da pandemia de covid-19 na educação das pessoas com deficiência no estado", resume o professor Douglas Ferrari, que coordena o coletivo de pesquisadores sobre o tema. "Nossa expectativa é organizar e, posteriormente, disponibilizar para a sociedade um guia de orientação com sugestões de recursos de tecnologia assistiva para realização do trabalho docente com estudantes com deficiência", assinala.

Ele acrescenta que outra estratégia é publicizar práticas inclusivas para professores e estudantes com deficiência e seus familiares, para serem utilizadas como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem no período de pandemia e no posterior. O colóquio terá como áreas temáticas o atendimento educacional especializado, as políticas de apoio social, as práticas inclusivas de trabalho colaborativo, e os recursos de tecnologia assistiva. Mais informações sobre o colóquio, submissão de trabalhos e inscrições podem ser obtidas em https://www.even3.com.br/pcdes/.

Texto: Luiz Vital