Evento discute ações de permanência estudantil na Ufes, dia 23, no Cine Metrópolis

19/05/2023 - 16:55  •  Atualizado 23/05/2023 10:59

A permanência e a conclusão dos estudantes nos cursos de graduação da Universidade estarão no foco do evento Construindo ações de permanência estudantil na Ufes, a ser realizado na terça-feira, 23, no Cine Metrópolis, a partir das 8h30. Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o encontro terá transmissão simultânea pelo canal da Ufes no Youtube. Para participar presencialmente, é necessário fazer inscrição neste formulário.

O evento integra as comemorações do aniversário de 69 anos da Ufes que, ao longo do mês de maio, tem oferecido uma programação com atividades culturais e formativas abertas ao público.

Os participantes serão recebidos pela pró-reitora de Graduação da Ufes, Cláudia Gontijo, que apresentará as ações do programa Permanecer e Concluir, dedicado a ampliar a política de acesso, permanência e conclusão pelos graduandos, prevenindo a evasão e o trancamento de matrículas. O programa reúne uma série de ações executadas em colaboração com coordenações e colegiados de cursos, direções dos Centros de Ensino e docentes.

“Vamos mostrar os objetivos do programa, por que ele foi pensado, quais os indicadores que precisamos melhorar para garantir a permanência e a conclusão dos cursos e, por fim, mostrar as ações que já são desenvolvidas na Universidade”, explica Gontijo.

Desempenho e saúde mental

Após a apresentação da pró-reitora, o professor Adriano Peixoto, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ministrará a palestra Desempenho acadêmico e saúde mental, com mediação da diretora de Apoio Acadêmico da Prograd, Margarete de Moraes. Vinculado ao Departamento de Psicologia da UFBA, Peixoto tem experiência nas áreas de Psicologia do Trabalho e Organizacional, Psicologia Social e Administração de Empresas. Em 2022, publicou o artigo Integração ao ensino superior e saúde mental: um estudo em uma universidade pública federal brasileira.

“Sabemos que, atualmente, a falta de cuidado com a saúde mental é um dos fatores que tem afetado a trajetória escolar dos estudantes. É um tema que precisa ser debatido e aprofundado para que a gente possa encontrar caminhos de atuação”, afirma a pró-reitora.

Texto: Leandro Reis