Estudantes da Ufes são premiados em Congresso Brasileiro de Concreto

14/09/2020 - 17:46  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

A equipe do projeto Concres-Ufes conquistou o 3º lugar na primeira edição do Concurso de Conhecimentos Gerais sobre Concreto (Concregame), realizado durante o 62º Congresso Brasileiro do Concreto. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon) e aconteceu virtualmente entre os dias 1º e 4 de setembro.

O Concres-Ufes é um projeto de extensão formado por estudantes de graduação do curso de Engenharia Civil e coordenado pela professora Rudiele Schankoski. A finalidade principal é representar a Universidade nos concursos estudantis de tecnologias do concreto promovidos todos os anos pelo Ibracon.

Tecnologia

O Congresso Brasileiro do Concreto é um evento nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos, cujo objetivo é divulgar, anualmente, as novidades em pesquisas científicas, tecnologias e inovações em análises e projetos estruturais, metodologias construtivas, materiais de construção e suas propriedades, gestão e normalização técnica, além de outros aspectos relacionados ao material industrial mais consumido no mundo.

Já o Concregame visa divulgar conhecimentos sobre o concreto entre estudantes de graduação dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo; incentivar a pesquisa sobre o uso do material para estruturas, concretos especiais, dosagem e controle de qualidade do concreto; e estimular a busca de conhecimento geral na área de tecnologia do concreto, fazendo com que os alunos fixem o conteúdo de forma divertida, em uma competição de perguntas e respostas, na qual vence o grupo de competidores mais inteirado na temática.

Participam do evento estudantes, professores, pesquisadores e profissionais técnicos em geral do setor construtivo, além de empresas, órgãos governamentais e instituições produtivas do concreto que se atualizam sobre o que há de novo em termos de pesquisas, tecnologias e inovações no setor construtivo nacional e estrangeiro.

A equipe vencedora do concurso foi a ECon, da Universidade de São Paulo - São Carlos. Já o segundo lugar foi conquistado pela equipe Concreto UFBA, da Universidade Federal da Bahia.

Texto: Jorge Medina