Estudante da Ufes lança livro de crônicas sobre o universo feminino no dia 8 de março

06/03/2024 - 15:56  •  Atualizado 08/03/2024 12:38

Oito de março, Dia Internacional da Mulher, foi a data escolhida pela estudante de Letras/Italiano da Ufes Elaine Dal Gobbo para lançar o livro Agridoce, com 22 crônicas sobre o universo feminino. A obra será lançada nesta sexta-feira, às 19h30, no Espaço Cultural Thelema, no Centro de Vitória. O livro aborda temas complexos como violência doméstica, gordofobia, desvalorização do trabalho feminino e os papéis impostos às mulheres na sociedade patriarcal.

Após o lançamento haverá bate-papo com a autora sobre o livro, e a apresentação musical da sambista Elaine Augusta. Escritora e jornalista, a autora observa que a sororidade, ou a cooperação e acolhimento entre as mulheres, também está nas páginas do livro. Elaine recorre aos textos para homenagear algumas mulheres que marcaram sua vida, como professoras, avós, amigas.

“O livro se chama Agridoce porque não aborda somente as opressões vividas pelas mulheres na sociedade patriarcal, mas também como elas se fortalecem juntas, possibilitando umas às outras boas lembranças e aprendizados”, destaca. Segundo Elaine, o livro também traz reflexões sobre as experiências que viveu, e sobre os diversos questionamentos que formulou diante dos desafios.

Desconstrução

Para ela, muitas mulheres irão se identificar com a obra porque levanta discussões sobre a realidade da mulher, a partir da desconstrução de muitos aspectos opressores que são naturalizados pela sociedade, e que precisam ser revistos. Para a escritora, Agridoce não é um livro somente para o público feminino, porque os homens têm um papel importante no enfrentamento ao machismo.

Para produzir o livro, Elaine contou com uma equipe completamente feminina. O prefácio é da atriz e poeta Suely Bispo e a apresentação, na contracapa, é da jornalista e escritora Mariana Bueno. A produção é de Thalia Peçanha, e ilustração de capa de Laissa Gamaro. O livro será lançado pela Editora Maré, e foi contemplado em edital da Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo (Secult/ES).

Texto: Luiz Vital, com informações fornecidas pela autora