Em sua 30ª edição, Jornada de Iniciação Científica terá novo formato. Atenção aos prazos!

29/10/2020 - 19:39  •  Atualizado 03/11/2020 17:46

A XXX Jornada de Iniciação Científica da Ufes será realizada em formato totalmente virtual neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus. Em vez do tradicional pôster, nesta edição os estudantes devem produzir um vídeo para apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do último ano em seu subprojeto no Programa Institucional de Iniciação Científica (Piic) da Ufes.

A Jornada de IC integra a Semana do Conhecimento da Ufes, que será realizada de 24 a 26 de novembro, também de forma totalmente virtual. A programação contempla os vídeos dos estudantes, juntamente com outros materiais e transmissões ao vivo. Os vídeos postados na plataforma da Semana do Conhecimento ficarão disponíveis para visualização pública durante o evento e por vários meses na plataforma digital.

Com esta edição da Jornada de Iniciação Científica, que marca os 30 anos de sua realização, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) busca evidenciar a contribuição da Universidade, inclusive em tempo de pandemia de COVID-19. "Estamos no meio de uma pandemia, é um momento difícil, mas acreditamos que os estudantes, com apoio dos professores, vão se sentir motivados a produzir esse vídeo e apresentar os frutos do seu trabalho de pesquisa, realizado em um ano. Com esse vídeo, tanto a comunidade interna da Ufes quanto a sociedade em geral poderão conhecer esses trabalhos. Acreditamos que, com os vídeos, podemos ter uma divulgação ainda maior junto à sociedade", afirma o diretor de Pesquisa da PRPPG, Fábio Partelli. O diretor destacou e agradeceu a contribuição da equipe na PRPPG e do Comitê de IC, e dos demais envolvidos na organização da Jornada e da Semana do Conhecimento da Ufes.

O ciclo de iniciação científica 2019-2020, que será apresentado na 30ª edição da Jornada de Iniciação Científica, representou um recorde do número de subprojetos inscritos no Piic, que foi quebrado novamente neste ano.

A Semana do Conhecimento é parte da 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) do Espírito Santo. Os temas centrais do evento capixaba são Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira, o mesmo definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a Semana Nacional, que ocorreu neste mês; e Covid-19, incluído pelo governo estadual. Já tradicional na Ufes, a Semana do Conhecimento costuma reunir milhares de pessoas nos campi da Universidade para conhecer seus cursos de graduação e de pós-graduação e seus projetos de ensino, de pesquisa e de extensão.

Orientações

O vídeo produzido pelos estudantes pode ser gravado com o celular, desde que esteja na posição horizontal, e deve ter a duração de 3 a 5 minutos. Fica a critério de cada estudante o uso de recursos adicionais, como figuras e gráficos, na apresentação dos resultados.

O arquivo único do vídeo deve ser enviado pelo estudante para o seu orientador até o dia 9 de novembro. O professor responsável pelo projeto, por sua vez, deve assistir ao material, aprová-lo e, em seguida, encaminhá-lo para o e-mail prppg@scufes.org até a data limite de 11 de novembro. É de responsabilidade dos orientadores assegurar que os vídeos contenham somente material com relação direta ao subprojeto de pesquisa desenvolvido por seus orientandos.

O mesmo vídeo também poderá ser encaminhado para integrar a 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Nesse caso, orientador e orientandos devem fazer o envio diretamente à organização do evento estadual, seguindo as respectivas normas.

Avaliação e brinde

Assim como ocorria nas edições anteriores, as apresentações dos estudantes (que neste ano serão feitas por meio de vídeo) também serão avaliadas por professores. Os cinco trabalhos mais bem avaliados de cada uma das oito áreas do conhecimento, no cômputo das notas dadas aos relatórios finais e vídeos, serão assistidos por avaliadores externos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que são pesquisadores com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do órgão. Os trabalhos selecionados receberão um certificado e um brinde de R$ 50 em vale-livros da Editora da Ufes (Edufes), que é parceira da Jornada de IC.

O Programa Institucional de Iniciação Científica da Ufes inclui subprojetos de pesquisa com participação voluntária e com bolsas, financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), pelo CNPq e pela própria Universidade.

Texto: Lidia Neves
Edição: Camila Fregona