Em novo boletim, COE mantém a recomendação de atividades em formato remoto

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta terça-feira, 13, seu sétimo Boletim Informativo, mantendo a recomendação de que a Universidade permaneça seguindo a fase 2 do Plano de Contingência, em que as atividades administrativas e acadêmicas ocorrem prioritariamente de forma remota, com exceção das previstas na legislação vigente e nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes e nas portarias do Ministério da Educação.

O boletim considera os dados das semanas epidemiológicas 13 e 14 de 2021 (período de 29 de março a 11 de abril), nas quais o Espírito Santo contabilizou mais de 8 mil mortos, aproximadamente 60 óbitos por dia, enquanto o Brasil atingiu a marca de mais de 350 mil mortos em decorrência da covid-19. Diante do agravamento do quadro e da pressão sobre o sistema de saúde, que registra uma ocupação de mais de 95% dos leitos de UTI, o COE também recomenda a manutenção de todas as medidas de precaução para evitar a disseminação do coronavírus: higiene das mãos, uso correto de máscaras e distanciamento social.

“Vivemos um momento crítico, não podemos relaxar. Observamos que o quadro de saúde de boa parte das pessoas contaminadas está se agravando muito rapidamente e, quando vão para a UTI, essas pessoas ficam muito tempo internadas, o que contribui para a pressão sobre o sistema de saúde. Temos que manter, de forma efetiva, as medidas de biossegurança e distanciamento social, e buscar cuidar de nossa saúde mental, apoiando também aqueles que estão em nosso convívio social”, orienta a coordenadora do COE, Leila Massaroni.

Comparativo

O Boletim Informativo Covid/Ufes nº 7 apresenta um panorama epidemiológico da covid-19 no Espírito Santo com base nos dados epidemiológicos presentes nos registros e indicadores do Governo do Estado. Dentre esses dados, está o comparativo semanal do mapa de risco, no qual é possível perceber que, do dia 2 para o dia 9 de abril, subiu de 37 para 42 o número de municípios classificados em risco extremo.

Outro dado apresentado no boletim mostra a ampliação de ocorrência de contaminação na população mais jovem. O público com idade entre 30 e 39 anos predomina em número de casos confirmados, seguido das faixas etárias de 40 a 49 anos e de 20 a 29 anos. Essa extensão de faixa etária é a predominante na comunidade acadêmica da Ufes.

O Boletim Informativo Covid/Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento ao item VII do artigo primeiro da Resolução nº 56/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. O documento está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

 

Texto: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.