Começam as atividades da Semana do Servidor nos campi de Goiabeiras e Maruípe

08/11/2022 - 16:24  •  Atualizado 09/11/2022 16:39

Começou nesta terça-feira, 8, a programação da Semana do Servidor nos campi da Ufes de Goiabeiras e Maruípe. A abertura no campus de Goiabeiras foi realizada às 9 horas, no cine Metrópolis. Já no campus de Maruípe, as atividades começaram às 10 horas, com a apresentação da Banda do Exército Brasileiro – 38º Batalhão Tibúrcio, no pátio do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam-Ufes). Em Maruípe, a abertura oficial do evento será nesta quarta, 9, no auditório Rosa Maria Costa Rego Paranhos.

Sob o tema Juntos outra vez, a Semana do Servidor deste ano marca a volta das ações ao formato presencial depois de dois anos de programação remota, devido à pandemia de covid-19. As ações acontecem em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, e o evento já foi realizado nos campi de Alegre e São Mateus, nos dias 26 e 27 de outubro, e 3 e 4 de novembro, respectivamente.

Em Goiabeiras, a solenidade contou com a presença do vice-reitor, Roney Pignaton (primeira foto), e da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda, além de demais gestores, servidores docentes e técnico-administrativos, e representantes da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) e do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes).

O vice-reitor destacou a importância do evento, ao promover a valorização e a integração dos profissionais que atuam em nossa instituição, mesmo que em diferentes áreas, funções e setores. Ele disse ainda que a excelência do desempenho acadêmico e científico alcançados pela Ufes deve ser, em boa parte, creditada ao engajamento, ao desprendimento e à qualificação profissional dos servidores técnicos e docentes.

“Somos cerca de 3.800 profissionais, entre servidores técnicos e docentes que, a cada dia, por meio do nosso trabalho, mostramos para toda a sociedade como a educação superior é estratégica para o desenvolvimento do país e para novas conquistas da sociedade brasileira. É assim que reafirmamos a importância do servidor e do serviço público. Com o nosso trabalho e com as nossas ações rotineiras, potencializamos o respeito e o reconhecimento da sociedade para com esta instituição de ensino à qual nos dedicamos”, afirmou Roney Pignaton.

Por estar em viagem, o reitor Paulo Vargas não compareceu à abertura, mas gravou um vídeo no qual parabenizou todos os servidores e destacou que “se hoje nossa universidade é reconhecida pela excelência no contexto regional, nacional e internacional, deve-se à dedicação e à competência de cada servidora e de cada servidor técnico e docente desta instituição de ensino”. Veja aqui a mensagem na íntegra.

Ele também motivou os servidores a participarem da programação da Semana do Servidor: “Este é um evento que nos aproxima e nos possibilita interagir e participar de atividades para além de nossas rotinas diárias, é um momento em que podemos intensificar nossos laços de amizade e afeto, de exercitar o companheirismo e de intensificar os cuidados que temos que ter uns com os outros”, disse.

A cerimônia seguiu com uma homenagem a todos os servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (foto), responsáveis por todos os aspectos da vida funcional de cada servidor, desde seu ingresso na instituição até a aposentadoria. Na sequência, a pró-reitora Josiana Binda lembrou de quando foram realizadas as primeiras atividades em homenagem ao Dia do Servidor Público até a realização desta sexta edição da Semana do Servidor e reforçou a importância de celebrar a data.

“Servidores somos todos nós. E, sem nós, a Ufes é apenas uma instituição simbólica. Porque nós é que fazemos a Ufes funcionar. Nós, docentes e técnicos, discentes e demais trabalhadores, seja nas atividades-fim ou atividades-meio, fazemos o funcionamento desta instituição gigante, uma comunidade de mais de 25 mil pessoas circulando”.

Também saudaram os servidores a presidente da Adufes, Junia Zaidan, e a diretora da entidade, Ana Heckert; o diretor do Sinfufes, Wellington Pereira; e representantes da Caixa Assistência à Saúde da Universidade (Casufes), da Cooperativa de Crédito dos Servidores da Ufes (CredUfes) e do Banco Santander, apoiadores do evento. Após os pronunciamentos, houve sorteio de brindes e um cinedebate, com exibição de dois curtas-metragens e bate-papo aberto ao público.

Programação

Variada e acolhedora, a programação se estende nos campi de Goiabeiras e Maruípe até sexta-feira, 11, com palestras, aulas de dança, show de stand-up, exibição de filmes, atividades esportivas e outras atrações.

Conheça a programação completa do campus de Goiabeiras

Conheça a programação completa do campus de Maruípe

Podem participar das atividades servidores da Ufes, ativos e aposentados, incluindo os do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), os funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e os prestadores de serviço da Universidade. Para algumas ações com vagas limitadas, é necessário estar inscrito. Os servidores que não se inscreveram podem participar de atrações sem limite de vagas.

Texto: Thereza Marinho
Fotos: Thereza Marinho e Progep