Começa nesta quarta-feira, 1º, o IX Colóquio de História das Doenças

30/08/2021 - 11:13  •  Atualizado 31/08/2021 17:27

O historiador André Mota realiza nesta quarta-feira, 1º, às 14 horas, a palestra de abertura do IX Colóquio de História das Doenças, com o tema Epidemias e a história da saúde: lições do passado? Mota é professor do Departamento de Medicina Preventiva e coordenador do Museu Histórico da Universidade de São Paulo (USP).

A mediação da conferência será de Anny Jackeline Silveira, professora da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e da Universidade de Minas Gerais (UFMG). As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas no endereço eletrônico www.chd-es.com.br/inscricao. Devido à pandemia da covid-19, o evento será realizado em formato on-line.

O Colóquio termina na sexta-feira, 3, e vai reunir pesquisadores de diferentes estados do país para analisar a saúde e a doença no tempo histórico e em espaços específicos, buscando incentivar o debate acerca dos estudos sobre as doenças, as artes de curar e as políticas públicas de Estado, além de divulgar a produção científica relacionada com a história das doenças e as práticas de cura.

Projeção

O evento, que já está em sua nona edição, vem projetando o Espírito Santo como um centro de difusão de conhecimento sobre o tema, abrindo espaço para o diálogo que percorre desde as dinâmicas de surgimento das doenças até as complexas relações entre os sistemas sociais e naturais ao longo do tempo e nos diferentes recortes históricos.

O IX Colóquio de História das Doenças tem como público-alvo estudantes de graduação e de pós-graduação, e pesquisadores das áreas de História, Antropologia e Saúde, especialmente aqueles interessados nas pesquisas sobre os impactos sociais que as doenças podem provocar na sociedade.

O encontro será composto por conferências, mesas-redondas, palestras e apresentações de trabalhos sobre questões relacionadas a espaços de assistência e curas; epidemias e história da saúde; proteção ambiental como garantia de vida; alimentação e saúde; saúde, cuidados e imigração; e pandemias do século II ao século XX, entre outras.

A organização do IX Colóquio de História das Doenças é dos programas de Pós-Graduação em História da Ufes, da Ufop, da UFMG e da Casa de Oswaldo Cruz/RJ.

Mais informações sobre programação e pesquisadores convidados estão disponíveis no endereço https://chd-es.com.br/ix/.

Texto: Jorge Medina