COE Ufes divulga novo boletim e alerta: cenário é grave e exige cuidados extremos

Neste mês de março, o Brasil ultrapassou a triste marca de mais de 300 mil mortos em decorrência da covid-19. O Espírito Santo contabilizou mais de 7 mil mortos e, nos últimos dias, registrou o recorde de mais de 80 mortes por dia. O avanço da doença pressiona o sistema de saúde, cuja ocupação dos leitos de UTI com pacientes contaminados pelo novo coronavírus ultrapassou 90%. O cenário é grave, preocupante e exige medidas de extremos cuidados por parte de toda a população e dos governantes. Em seu sexto Boletim Informativo, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) recomenda a permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Universidade e a manutenção das atividades em formato remoto e de todas as medidas de controle de disseminação da covid-19.

“Precisamos ressaltar o momento crítico que estamos vivendo, com forte aumento de número de casos confirmados e de óbitos, e alta ocupação de leitos de terapia intensiva e de enfermaria. Estamos de luto pela perda de mais de 300 mil pessoas e é imprescindível manter as medidas de precaução, principalmente o distanciamento social, o uso correto de máscaras e a higiene das mãos”, alerta a coordenadora do COE, Leila Massaroni.

O Boletim Informativo Covid/Ufes nº 6 apresenta um panorama epidemiológico da covid-19 no Espírito Santo com base nos dados epidemiológicos presentes nos registros e indicadores do Governo do Estado, no período de 14 a 28 de março, período correspondente à 11ª e à 12ª semanas epidemiológicas (SE) de 2021. A partir dos dados analisados, o COE identifica a ampliação de ocorrência de contaminação e internação, especialmente da população mais jovem, faixa etária mobilizada pela Ufes.

“Tendo em vista os dados epidemiológicos analisados e as particularidades sociais e geográficas do Espírito Santo e do Brasil, o COE-Ufes recomenda: a permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes; a manutenção das atividades administrativas e acadêmicas, prioritariamente, de forma remota, com exceção das previstas na legislação vigente, nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes e nas portarias do Ministério da Educação; a vacinação aos servidores, quando forem convocados pelos serviços de saúde, de acordo com o Plano Nacional de Imunização; e a manutenção, de forma efetiva, das medidas de biossegurança e de distanciamento social”, informa o documento.

Resolução

O Boletim Informativo Covid Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento ao item VII do artigo primeiro da Resolução nº 56/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. O documento está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

 

 Texto: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.