Centro Tecnológico recupera computadores para inclusão digital emergencial

21/08/2020 - 17:56  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

Uma equipe de professores e estudantes do Centro Tecnológico está concentrada na recuperação de computadores para serem utilizados por estudantes de graduação e de pós-graduação beneficiados pelo Auxílio Inclusão Digital Emergencial. Desde o dia 12 de agosto, cerca de 15 alunos de Programas de Educação Tutorial (PETs) e do programa de extensão Erus - Equipe de Robótica da Ufes, orientados pelos professores André Ferreira e Tiara Freitas, do Departamento de Engenharia Elétrica, e Rodrigo Laiola e Cláudia Galarda, do Departamento de Informática, sob coordenação do diretor do Centro Tecnológico, Geraldo Sisquini, estão atuando no laboratório montado no prédio do CT 12.

As primeiras máquinas que entraram em revisão pela equipe foram 52 computadores da própria Ufes que estavam parados por problemas técnicos. A expectativa é que empresas públicas e privadas façam doações para o projeto da Universidade, o que será solicitado por edital específico. “Estamos fazendo um projeto piloto com os equipamentos recolhidos pela Pró-Reitoria de Administração (Proad). A manutenção envolve hardwares e softwares”, diz o professor André Ferreira. Em alguns dias de trabalho, 27 dos 52 computadores passaram por triagem, pequenos ajustes, em alguns casos, e consertos maiores, em outros.

Segundo Ferreira, a equipe verifica se as máquinas estão operativas, faz remoção de vírus e troca de peças, instala programas e deixa tudo pronto para ser usado novamente. Também estão sendo instalados sistemas operacionais abertos e softwares livres. “Nossa preocupação é entregar uma máquina com bom desempenho e boa experiência de usuário, pronta para o acesso às plataformas que o estudante vai precisar”, afirmou. Alguns itens, diz o professor, ainda dependem de decisões do grupo que está discutindo o projeto de inclusão digital, como a conexão de internet que será disponibilizada para os alunos e o suporte técnico posterior que será oferecido.

Doação

As máquinas prontas serão enviadas à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), à qual caberá fazer o repasse para os estudantes beneficiados na chamada do Auxílio Inclusão Digital Emergencial, cujo resultado final será divulgado no dia 28 de agosto.

O auxílio é destinado aos alunos de graduação e de pós-graduação stricto sensu presencial da Ufes, com renda familiar mensal per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que estejam regularmente matriculados no semestre especial 2020/1 e não possuam equipamento de informática e/ou acesso a serviço de internet.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: professor Rodrigo Laiola