Biblioteca Central mais moderna e acessível com readequações e novos equipamentos

14/12/2021 - 20:32  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

O ano de 2022 começará com novidades para usuários e usuárias da Biblioteca Central, que encontrarão um prédio reformado e modernizado, com diversas melhorias já realizadas e outras em andamento. Dentre elas, vale destacar a troca do piso e melhorias na infraestrutura do prédio e na segurança; a montagem de um novo setor com tecnologia assistiva para atender pessoas com deficiência; um parque computacional totalmente atualizado, com máquinas novas e modernas, atualização na climatização e na sinalização dos ambientes e na rede elétrica e reorganização da área administrativa. O objetivo é melhorar ainda mais o atendimento.

No hall de entrada da Biblioteca, já é possível visualizar as mudanças: mobiliário e equipamentos novos; piso nivelado para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência; guichês de atendimento e de empréstimo e devolução de livros com proteção em acrílico, e vidro e armários guarda-volumes com fechaduras digitais.

Ainda no térreo, foram criados dois novos ambientes de estudos. Um deles, ideal para estudos em grupo, possui 12 mesas de quatro metros de comprimento, que comportam até dez pessoas cada uma, totalizando 120 lugares. As mesas contam com tomadas para conexão de notebooks, smartphones ou tablets. O outro, destinado a estudos individuais, tem 64 lugares, isolamento acústico e climatização. Também foi instalado um laboratório de informática com 30 computadores, de acesso livre a estudantes. Os projetos de readequação e manutenção foram desenvolvidos pela Superintendência de Infraestrutura (SI) da Ufes.

Assista à matéria produzida pela TV Ufes sobre a reforma na Biblioteca Central.

"A retirada de algumas salas administrativas deixou o hall de entrada mais amplo. Agora, temos uma área de 400 metros quadrados, com sofás, propícia para encontros  ou para uma pausa nos estudos ou trabalho. Também foram instalados novos bebedouros e aparelhos de ar-condiciondo”, conta o diretor da Biblioteca Central, Fábio Medina.

Já o primeiro andar recebeu adequações nas áreas administrativas e manutenção nas instalações elétricas. O espaço de uso comum foi ampliado, proporcionando um aumento da área em mais de 100 metros quadrados, que poderá ser utilizada para novos espaços de estudo, instalações de exposições artísticas e científicas.

O reitor Paulo Vargas afirma que a reforma da Biblioteca Central “tem a finalidade não apenas de conservar e revitalizar um dos prédios mais emblemáticos da Ufes, construído nos anos de 1980, como também de dotá-la de condições coerentes com as demandas atuais e prioridades da gestão no que se refere a acessibilidades, oferta de infraestrutura relacionada a tecnologias digitais e qualidade dos ambientes onde se desenvolvem os processos educacionais. Além de cumprir com seu dever social e acadêmico, a biblioteca deve ser um lugar receptivo, acolhedor e agradável, em que se possa desfrutar de um ambiente propício ao pensamento e ao conhecimento”.

Acessibilidade

No segundo andar, está sendo instalado o Laboratório de Acessibilidade Informacional (Lainfo), um espaço para preparação de materiais bibliográficos impressos ou digitais em formatos acessíveis, para atender pessoas com deficiência. Foram adquiridos equipamentos com tecnologias assistivas e mobiliário adequado e adaptado às diferentes necessidades. Também foram assinadas bases de bibliotecas digitais com recursos de acessibilidade, como contraste, leitura em voz alta do texto e ampliação de texto.

"Esse espaço prevê também a realização de trabalhos e pesquisas em acessibilidade, de forma a promover a inclusão por meio de tecnologias assistivas, como scanner de voz,  leitor portátil, lupas eletrônicas, leitor de livros digitais, teclados ampliados, impressora em Braille, leitoras autônomas, software de leitura de telas e uma máquina fusora de relevos que possibilita a leitura de mapas, diagramas e gráficos. A ideia é promover a autonomia dos alunos para que possam utilizar os equipamentos e realizar seus estudos e atividades", enfatiza Medina.

Todas as mesas e cadeiras do segundo andar foram trocadas. As 32 salas de estudo foram retiradas e substituídas por 58 cabines individuais e 54 mesas de estudo, o que resultou num aumento do número de assentos disponíveis para cerca de 800 lugares, o dobro da quantidade anterior.

O antigo piso de placas de borracha, no segundo andar, está em fase de substituição por piso de granito e piso com sinalização tátil, com uma faixa em alto-relevo para auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência visual. A previsão é que a instalação esteja concluída até o mês de fevereiro do próximo ano.

O setor de Coleções Especiais, onde estão armazenadas obras raras e outros materiais históricos, também passará por adequação, e a antiga sala de projeção de filmes será transformada em auditório, com 60 lugares.

Aberta à comunidade

Medina lembra ainda que a Biblioteca Central está aberta a toda a comunidade capixaba. Qualquer pessoa pode usar, fazer pesquisa, visitar ou participar de eventos artísticos e culturais. "Todas as adequações realizadas nas dependências da biblioteca também tiveram a preocupação de melhorar a segurança da edificação e dos nossos usuários, pois se trata de um ambiente público e plural. A nossa biblioteca é a maior do estado e a estamos preparando para o futuro".

A Biblioteca Central da Ufes é responsável pelos procedimentos técnicos de todas as unidades do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Ufes, composto por outras nove bibliotecas setoriais. Atualmente, o SIB/Ufes conta com um acervo formado por 351 mil exemplares e 151 mil títulos. Disponibiliza 13 mil títulos de dissertações e teses com 18 mil exemplares, 2.200 títulos com 3.100 exemplares de multimeios, e 138 mil fascículos de periódicos.

Texto e fotos: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho e Ruth Reis