Após revisão, cinco PPGs sobem de conceito na Capes. Educação conquista nota 6

21/12/2022 - 19:17  •  Atualizado 03/07/2023 16:48

Cinco programas de pós-graduação (PPGs) da Ufes subiram de nota na revisão da Avaliação Quadrienal 2017-2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), que oferece mestrado e doutorado, alcançou a nota 6, o que significa que é considerado de excelência em níveis nacional e internacional.

Os programas de pós-graduação em Letras (PPGL), em Psicologia (PPGP) e em Doenças Infecciosas (PPGDI) subiram da nota 4 para a 5, em relação à avaliação divulgada em setembro, mantendo a nota do quadriênio anterior. Também teve sua nota revista, de 3 para 4, o mestrado em Direito Processual (PPGDIR).

Com essa revisão, a Ufes tem agora três programas com nota 6: além da Educação, há o PPG em Política Social e o PPG em Biotecnologia-Renorbio.

Primeiro PPG

Para o coordenador do PPGE, Wagner dos Santos, a nota 6 é recebida com muita satisfação. Ele lembra que o programa de Educação foi o primeiro de pós-graduação da Ufes e tem 44 anos de existência. “Esse reconhecimento vem coroar o trabalho daqueles que nos antecederam nessa trajetória acadêmica e de quem está hoje aqui”, afirma.

Santos ressalta que, para a Capes, a nota 6 significa que o programa é de excelência internacional. “A gente tem feito uma série de ações com o objetivo de ampliar as fronteiras das nossas parcerias, incentivando a mobilidade e a produção acadêmica com a Europa, a América do Norte e a América do Sul e, agora, ampliando para a África. Tudo isso tem revelado um impacto grande no âmbito da inserção internacional”, afirma.

O professor destaca que a internacionalização ganhou força com a inserção do PPGE no projeto Capes-PrInt e, atualmente, com a adoção de uma política para consolidar as ações. O PPGE conta hoje com alunos de diversos países, como Moçambique, Honduras, Equador, Colômbia e Peru. Por outro lado, estudantes brasileiros estão saindo da Ufes para experiências no exterior, como é o caso do doutoramento em regime de dupla titulação por meio de um convênio com a Universidade de Coventry, no Reino Unido.

“Isso vai mostrando a ramificação das nossas ações, o que tem resultado na melhor formação dos nossos alunos. Essa mobilidade é fruto das parcerias desenvolvidas pelos professores nacional e internacionalmente e o fortalecimento das linhas de pesquisa com instituições do Brasil e do exterior”, diz Santos.

Elite

O professor ressalta que a qualidade do curso de pós-graduação em Educação da Ufes pode ser atestada pelos números. Dos 187 PPGs da área de Educação avaliados pela Capes, apenas dez obtiveram a nota 6, o que corresponde a cerca de 7% do total. “Estamos na elite da pós-graduação na área de Educação no Brasil”, comemora o coordenador do PPGE.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: pt.pngtree.com