ABNT realiza na Ufes o lançamento oficial de norma de representação gráfica de joias

19/09/2022 - 10:30  •  Atualizado 19/09/2022 18:54

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lança nesta segunda-feira, 19, a Norma ABNT/NBR 17.041, Desenho Técnico – Requisitos para Representação Gráfica de Joias. O evento será realizado na Ufes, por videoconferência, às 14 horas, no Auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras. A Ufes será a primeira instituição a participar do lançamento oficial da norma, pois é a única universidade do país a oferecer o curso de graduação em Gemologia. Outras instituições farão o mesmo evento em outras datas.

A Norma NBR 17.041 foi editada em julho de 2022 e estabelece os requisitos para a representação gráfica de joias, tanto no desenho manual como no digital, por meio dos diferentes tipos de desenhos, considerando os níveis de elaboração de acordo com as etapas do projeto. Trata-se ainda da forma de representação gráfica e apresentação de projetos técnicos e criativos com vistas a otimizar a comunicação entre os profissionais de criação e os de produção, artesanal (manual) ou industrial.

O Grupo de Pesquisa e Estudos em Design de Joias, responsável pela criação da norma, é vinculado à diretoria de design da Associação dos Joalheiros do Estado de São Paulo (AJESP), e formado por profissionais de diferentes áreas de atividades na joalheria, como professores, pesquisadores e profissionais do oficio joalheiro na produção artesanal, bem como profissionais envolvidos na produção industrial, desde a criação até o conhecimento de todas as etapas dos diversos processos produtivos, seja na área de joias em metais preciosos, ou na de fabricação de folheados e bijuterias.

Durante o lançamento, os membros do grupo farão uma apresentação destinada especialmente aos estudantes e professores do curso de Gemologia da Ufes. Também participarão do evento palestrantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Brasília. Para participar da videochamada do lançamento da norma, clique neste link: https://meet.google.com/ycz-rzai-ecd.

O professor do curso de Gemologia da Ufes Marcos Spinassé, um dos membros do grupo de pesquisa, ressalta a importância da norma: “O setor joalheiro é, tradicionalmente, uma atividade artesanal, porém a joalheria está se industrializando cada vez mais. Assim, os processos passam a ser parecidos com outros setores industriais que necessitam de projetistas, designers. Diante deste contexto, a norma NBR 17.041 se torna um instrumento ótimo dentro da linguagem projetual, uma vez que o projeto funciona como as instruções para a execução em série de joias e similares”, explica. Spinassé informa ainda que, no momento, a AJESP está elaborando um Glossário Técnico para a área.

Graduação

Criado em 2009, o curso de Gemologia da Ufes tem por objetivo formar profissionais empreendedores e inovativos, capazes de agregar valor econômico ao longo da cadeia produtiva de gemas, joias e afins.

A proposta do curso é fazer com que os futuros profissionais formados sejam capacitados a trabalhar em todas as cadeias produtivas do mercado de joias. Ao final da graduação, os formandos estarão aptos a atuar na identificação, diferenciação, classificação e avaliação de gemas e joias; e na lapidação, comercialização, design e nas pesquisas e certificação de materiais gemológicos e joias.

O curso de Gemologia é multidisciplinar, com maior concentração de conteúdos e disciplinas na área de Ciências Sociais Aplicadas (Economia, Inovação, Finanças, Direito, Gestão e Comércio Exterior). Em sua multidisciplinaridade, o curso também apresenta forte conteúdo da área de Geociências (Geologia e Físico-química) e da área de Artes (Design, Lapidação, Ourivesaria e Montagem de Joias).

Os profissionais formados em Gemologia podem atuar nas seguintes áreas e atividades: junto à indústria joalheira e em uma vasta gama de atividades econômicas; desempenhando função multidisciplinar: avaliação, classificação, lapidação de gemas; atuando nos campos de assessoramento técnico, no tratamento de gemas naturais para instituições; desempenhando, como profissional liberal, atividades técnicas especializadas em uma cadeia de ações complementares: ourivesaria, modelagem, lapidação, cravação de pedras, artesanato em minerais, caracterização gemológica, comercialização de joias nos mercados interno e externo, desenvolvimento de pesquisas, laudos e certificação; e em métodos de reconhecimento entre gemas naturais, sintéticas e imitações.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes
Imagem: Freepik