Cerimônia inter-religiosa e documentário marcam o Dia Internacional dos Direitos Humanos na Ufes

Nesta segunda-feira, 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos e data em que são celebrados os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Administração Central da Ufes realiza às 9 horas uma cerimônia inter-religiosa com a presença de representantes do catolicismo, do luteranismo, do espiritismo, de religiões de matrizes africanas e da Fé Bahá’Í. O objetivo é celebrar valores como a tolerância, o respeito à diversidade e a valorização da dignidade humana. A cerimônia é aberta ao público e será realizada no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras.

Logo após, às 10 horas, será exibido o documentário Refúgio.Doc, que mostra a história de refugiados que vivem no Espírito Santo. O documentário será comentado pelos professores da Ufes Brunela Vincenzi, do Departamento de Direito; Gabriela Alves; do Departamento de Comunicação Social; e Marcus Neves, do Departamento de Teoria da Arte e Música.

Mobilização

As atividades integram a programação do evento 21 Dias de Ativismo pelos Direitos Humanos, que teve início no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, com o hasteamento da bandeira dos Direitos Humanos em frente ao Teatro Universitário. No dia 22, foi realizado o seminário Respeita as Mina!, com o objetivo de promover o diálogo sobre a violência de gênero contra mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

Já entre os dias 26 e 28 de novembro, o Cine Metrópolis sediou a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, com a exibição de 15 filmes que abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente.

Na semana de 3 a 7 de dezembro, foram realizadas rodas de conversa sobre temas como Mulheres na Política e a Política para Mulheres, e Direitos Humanos e Segurança Pública. Na quarta-feira, dia 5, a Administração Central da Ufes também realizou uma solenidade em homenagem aos 30 Anos da Constituição Federal Brasileira e em defesa da democracia.

Em frente ao Restaurante Universitário do campus de Goiabeiras, uma tenda reuniu estudantes do Ensino Médio para discutir sobre violência e Direitos Humanos. Toda a programação foi gratuita e aberta ao público.

Encerrando a programação, nesta terça-feira, dia 11, o professor catedrático da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos vai ministrar a palestra As Epistemologias do Sul e a Defesa da Universidade, às 18h30, no Teatro Universitário. Devido à capacidade do Teatro, a participação neste evento depende de inscrição prévia.

70 anos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que delineia os direitos humanos básicos, foi adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. A elaboração do documento, liderada por dirigentes das nações que emergiram como potências no período pós-guerra, foi motivada pela um reflexo da barbárie da Segunda Guerra Mundial, e teve o objetivo de estabelecer diretrizes para a construção de um mundo sob novos alicerces ideológicos.

Texto: Thereza Marinho

Categoria:
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.