21 Dias de Ativismo: Direitos Humanos e Segurança Pública é o tema desta quinta, 6

05/12/2018 - 19:07  •  Atualizado 06/12/2018 15:53

A programação do evento 21 Dias de Ativismo pelos Direitos Humanos, realizado pela Ufes, continua nesta quinta-feira, 6, com o tema  Direitos Humanos e Segurança Pública, que será abordado pelo advogado criminalista Roberto Antônio Darós Malaquias, com a participação do representante da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Leonardo Oggioni Cavalcanti de Miranda, e do professor da Ufes Thiago Fabres de Carvalho.

A roda de conversa será realizada a partir das 14 horas, no Cine Metrópolis, campus de Goiabeiras. Antes, a partir das 10 horas, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil vai realizar uma Oficina de Cartazes, na tenda montada em frente ao Restaurante Universitário. Toda a programação é gratuita, aberta ao público e não há necessidade de inscrição prévia.

Todas as atividades integram o evento 21 Dias de Ativismo pelos Direitos Humanos, que teve início no dia 20 de novembro e vai até 10 de dezembro, em homenagem aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Mulheres na política

Nesta quarta, 5, o evento reuniu a advogada da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Fernanda Braumer, a vice-governadora eleita, Jaqueline Moraes; a deputada estadual Luzia Toledo; pela vereadora do município de Vitória, Neuzinha; a deputada estadual eleita, Iriny Lopes; a candidata ao governo do Estado, Jackeline Rocha; e a candidata a vice-governadora, Jéssica Polese. Elas debateram sobre Mulheres na política e políticas para mulheres (foto), tema que foi mediado pela vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel.

“Para estar na política, a mulher tem que querer. E muitas vezes ela não quer porque tem medo. Medo da corrupção, medo de entrar nesse mundo. Mas eu digo: quando você age com ética e correção, é possível percorrer esse caminho e ocupar os espaços”, destacou a deputada estadual Luzia Toledo (ao centro, de branco), que possui 30 anos de atuação política.

A roda de debate foi realizada no Cine Metrópolis e contou com a participação de estudantes da Escola Viva de Novo Horizonte (município da Serra), além de membros da comunidade acadêmica e do público em geral.

Na tenda montada em frente ao Restaurante Universitário, foi realizada uma atividade de conscientização sobre Direitos Humanos, coordenada pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos. A Comissão de Direitos Humanos da Ufes também apresentou no local o trabalho realizado junto a refugiados e imigrantes.

Texto e foto: Thereza Marinho