Ufes sedia Seminário Respeita as Mina! nesta quinta, 22

21/11/2018 - 11:44  •  Atualizado 22/11/2018 15:50
Compartilhe

A programação do evento 21 Dias de Ativismo pelos Direitos Humanos continua na Ufes nessa quinta-feira, 22, com o seminário Respeita as Mina!, que ocorre no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras, às 8h. O objetivo da ação é promover o diálogo sobre a violência de gênero contra mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Clique aqui e conheça a programação completa.

O seminário acontecerá durante a campanha dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher. Desde 1991, a Organização das Nações Unidas (ONU) convoca o mundo inteiro para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres por meio de uma campanha anual global. É a campanha “16 dias de ativismo”, que tem início todo dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e término no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. No Brasil, entretanto, os 16 dias se ampliaram para 21 dias: para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades começam antes, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Projeto

A pesquisa Lesbocídio – As histórias que ninguém conta, desenvolvida pelo grupo Nós: dissidências feministas da UFRJ constatou que 62% das mortes de lésbicas em 2017 foram em decorrência de assassinatos e a maioria das vítimas era adolescentes ou jovens. De acordo com o levantamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) somente em 2018, 141 pessoas trans foram assassinadas.

“É um extermínio”, diz a presidenta da Associação Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold) e idealizadora do projeto Respeita as Mina, Deborah Sabará. Ela ainda fala da importância do projeto: “Vivemos em um país com um dos maiores índices de feminicídio do mundo e as mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais são duplamente violentadas pela questão do gênero e por especificidades como orientação sexual ou identidade de gênero. A educação é o melhor caminho para combater o preconceito por isso acreditamos na importância desse projeto”, afirmou Deborah.

O evento é uma ação do projeto Papo Reto: Respeita as Mina, desenvolvido pela Associação Gold, com apoio financeiro do Fundo Elas de Investimento Social e Instituto Avon.

21 Dias de Ativismo pelos Direitos Humanos
O seminário Respeita as Mina! é uma das atividades previstas dentro dos 21 Dias de Ativismo pelos Direitos Humanos promovidos pela Ufes, um evento em mobilização pela defesa dos direitos humanos e em comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, completados em 2018. A programação teve início na última terça-feira, 20, e segue até o dia 11 de dezembro. Saiba mais aqui.

Texto: Ana Paula Vieira, com informações da Associação Gold

Edição: Ana Paula Vieira