Nova edição da Revista Ciência na Criarte terá relatos produzidos por alunos sobre a importância da botânica na vida do planeta

20/02/2026 - 18:14  •  Atualizado 20/02/2026 18:59
Texto: Tatiana Moura     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto dos alunos com os professores em um gramado

É importante cuidar da natureza? O que temos a ver com isso? Essas e outras questões foram investigadas pelo Grupo 5 (crianças com idade entre 5 e 6 anos) Matutino do Colégio de Aplicação Criarte da Ufes ao longo do ano letivo de 2025. As respostas estão na próxima edição da Revista Ciência na Criarte - volume 2, prevista para ser lançada na segunda quinzena de março. A publicação faz parte do projeto denominado Pequenos Botânicos: vivenciando momentos na natureza, a partir do qual foram desenvolvidas várias atividades sobre a relação ser humano-natureza, considerando as especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil.

O objetivo principal da iniciativa foi ensinar sobre as plantas e a importância desses seres vivos para o equilíbrio da vida no planeta, despertando nas crianças a curiosidade científica e a consciência de que preservar a natureza é uma responsabilidade coletiva.

Para colocar a proposta em prática, a sala de aula foi transformada em uma grande redação e 14 "mini-repórteres", com o apoio de suas famílias, se encarregaram de apurar como a botânica é necessária para a garantia da vida no planeta, buscando conhecimentos científicos e culturais sobre o tema. Além disso, a edição traz matérias sobre povos originários, polinização, apresenta sugestão de livros infantis e lugares para visitar e possui uma sessão sobre a COP 30 sob a perspectiva crítica.

Saídas pedagógicas

Imagem
Foto das crianças em uma visita a um parque, vendo uma apresentação
Atividade em uma das saidas pedagógicas

A máxima jornalística de que lugar de repórter é na rua, foi levada ao pé da letra pela equipe, com o olhar cuidadoso das professoras e “editoras”. Ao todo, foram 14 saídas pedagógicas, algumas na Universidade e outras em locais como Parque Botânico Vale, Museu Mello Leitão, Reserva Biológica Estadual Mata Paludosa e Viveiro de Mudas de Jardim Camburi.

“Foram muitos momentos de reflexão e aprendizagem. Por intermédio da Revista Ciência na Criarte deixamos não só algumas indicações que valem muito a pena serem apresentadas e exploradas com crianças e adultos, mas principalmente o alerta de que “tudo é natureza”, como afirma o filósofo da floresta Ailton Krenak”, analisa a professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do CAP Criarte Luciana Soares.

A expectativa, agora, é pelo International Standard Serial Number (ISSN), que será possível a partir da terceira edição. “Garantindo a identificação dessa publicação, que se pretende periódica. Nas próximas edições além de publicações do trabalho pedagógico do CAP Criarte, também pretendemos que sejam publicadas iniciativas de outros Colégios de Aplicação do País”, assinala.

O valor do exemplar é 49,90. Para adquirir basta fazer contato pelo e-mail pedagogico.criarte@ufes.br.
 

Fotos: Equipe CAP Criarte