Ufes vai ofertar cursos on-line de curta duração abertos ao público

22/02/2022 - 12:13  •  Atualizado 01/11/2022 09:20

A Ufes está entrando no mundo do Massive Open On-line Courses (Mooc), uma modalidade de aprendizagem a distância que pode ser traduzida como curso on-line aberto e massivo. Ofertados em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), são cursos gratuitos e nas mais diversas áreas de conhecimento, direcionados a todo público, do Brasil e do exterior. Visando construir a sua grade de cursos, a Universidade lançou edital (anexado abaixo) para chamar docentes e profissionais técnico-administrativos interessados em montar conteúdos para a plataforma, batizada com o nome de Moocqueca.

A novidade será apresentada nesta quinta-feira, 24, às 19 horas, em uma transmissão ao vivo pelo canal da Pró-Reitoria da Extensão (Proex) no YouTube, com participação de representantes da Proex, da Superintendência de Educação a Distância (Sead) e da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), parceiros no desenvolvimento desse projeto na Ufes.

Os interessados em apresentar propostas devem se inscrever de 7 a 23 de março, por meio de processo digital, encaminhado pelo Lepisma. Quem for selecionado contará com bolsa para desenvolvimento do projeto.

Cada curso na plataforma irá identificar assunto, docente proponente e se há algum conhecimento prévio necessário à aluna ou ao aluno. São todos de curta duração, com carga horária de 15 a 60 horas. As pessoas que se inscreverem no ambiente virtual terão autonomia para se matricular em qualquer curso e poderão desenvolver a aprendizagem dentro de horários flexíveis. As formações ficam disponíveis por um longo tempo para que discentes possam se organizar, e a certificação pode ser feita a partir de avaliações objetivas individuais.

Tendência

“A modalidade Mooc é uma tendência forte nas universidades estrangeiras e já adotada em algumas instituições de ensino no Brasil. Vamos oferecer cursos on-line livres para toda a comunidade externa. Um dos nossos objetivos é tornar o conhecimento produzido na Ufes acessível a todos que estão fora da Universidade”, afirma o pró-reitor de Extensão, Renato Rodrigues Neto. Ele destaca que é importante ampliar oportunidades para a comunidade externa, aproveitando a expertise de docentes e equipe técnica da Ufes nesta importante interação com a sociedade.

O secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite, afirma que a proposta do Mooc está sendo pensada em consonância com o desafio de internacionalização da Universidade, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufes para o período de 2021 a 2030. “Estamos trabalhando numa plataforma pensando no estímulo à internacionalização, com cursos que possam ser acessados por pessoas e instituições de outros países”, informou. A expectativa, segundo o professor, é atingir milhares de estudantes mundo afora.

“Os cursos no formato Mooc trazem grande autonomia para o estudante, possibilitando, assim, a construção de conhecimento de forma acessível e ampla”, diz a diretora acadêmica da Superintendência de Educação a Distância, Andreia Lins. Ela destaca: “O Mooc permitirá que formações de extensão da Universidade atendam às demandas sociais reprimidas e cheguem a maiores distâncias e grandes públicos”.

De acordo com a diretora de Política Extensionista da Proex, Fabiana Ramos, “a proposta de Mooc fortalece a oferta de cursos de extensão da Universidade, o que está previsto no PDI da instituição, e amplia as possibilidades de disseminação do saber produzido pela Universidade”.

Texto: Sueli de Freitas
Edição: Camila Fregona