Ufes tem dez cursos de graduação com os maiores conceitos no Enade 2022

31/10/2023 - 18:24  •  Atualizado 02/11/2023 10:51

Os dez cursos de graduação do campus de Goiabeiras da Ufes avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) receberam os maiores conceitos (4 e 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os trabalhos de avaliação ocorreram em 2022 e os resultados foram divulgados na manhã desta terça-feira, 31.

Os cursos de graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Psicologia, Administração (matutino), Direito e Serviço Social receberam nota máxima, enquanto outras cinco graduações foram avaliadas com nota 4: Comunicação Social – Jornalismo, Administração (noturno), Ciências Contábeis (vespertino e noturno) e Ciências Econômicas.

Os conceitos, que variam de 1 a 5, referem-se ao Enade e ao Indicador de Diferença de Desempenho (IDD), índice que avalia o curso tendo como base as notas obtidas pelo estudante no início do curso (nota do Enem) e no fim da graduação.

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, se disse muito orgulhoso do resultado e lembrou que o Espírito Santo é o estado brasileiro com mais notas 4 e 5 nos cursos avaliados no Enade.

“Isso reflete o trabalho que vem sendo feito por professores, técnicos e pelos nossos estudantes, que ao final dos seus cursos demonstram a qualidade dos conhecimentos adquiridos no seu percurso universitário. Parabéns à toda a comunidade universitária que participou desse processo avaliativo”, afirmou Vargas.

A secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, considerou o resultado deste ciclo avaliativo “bastante satisfatório”, tendo em vista que os cursos da Ufes subiram o conceito de 3 para 4 ou mantiveram a nota máxima. “Os conceitos nos remetem à formação de qualidade desenvolvida pelos cursos da nossa Universidade”, disse.

Ciclo avaliativo

Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Texto: Leandro Reis
Edição: Ruth Reis