Ufes sobe no ranking global do THE 2024, alcançando 12ª posição

27/09/2023 - 16:22  •  Atualizado 29/09/2023 12:17

A Ufes subiu no ranking de instituições de ensino superior do Times Higher Education (THE) 2024, alcançando a 12ª posição entre as melhores universidades brasileiras. No ano passado havia ficado em 13º lugar. A classificação de 2024 é a melhor da federal capixaba desde que entrou nesse ranking, em 2020.

“A Ufes é a única instituição do Espírito Santo classificada no THE 2024, tendo ficado entre as 1.500 primeiras em nível mundial. Isso é fruto dos esforços da gestão, do corpo docente, dos técnicos e dos alunos. Apesar dos efeitos da pandemia e da crise econômica, conseguimos ganhar posição e estamos muito bem representados entre as instituições de ensino”, afirma o secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite.

A Universidade de São Paulo (USP) segue no primeiro lugar entre as universidades brasileiras, seguida pela Universidade de Campinas (Unicamp). Em terceiro lugar ficaram empatadas a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foram avaliadas 67 universidades e, dessas, 56 atingiram os critérios mínimos e foram classificadas.

Em nível mundial foram avaliadas 2.673 universidades de 108 países. Dessas, 1.904 universidades foram classificadas. O primeiro lugar ficou com a Universidade de Oxford, do Reino Unido, pelo oitavo ano consecutivo, seguida por três dos Estados Unidos: Stanford, Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) e Harvard.

A partir da 201ª colocação, os resultados do THE são apresentados em blocos de instituições. Assim, a USP ficou no bloco de 201 a 250. No caso da Ufes, a classificação foi entre a posição 1.201 e a 1.500 do ranking global.

Metodologia

A classificação se baseia em uma nova metodologia, que inclui 18 indicadores que medem o desempenho de uma instituição em cinco áreas: ensino, ambiente de pesquisa, qualidade da pesquisa, recursos advindos da indústria e patentes, e perspectivas internacionais. A pontuação geral da Ufes, considerando os indicadores do THE, ficou entre 22,8 e 28,2.

Texto: Sueli de Freitas