A Ufes obteve autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para oferecer mais três novos cursos de doutorado acadêmico. São eles: Artes (no Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGA), Farmácia (Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas - PPGCFar) e Bioquímica (Programa de Pós-Graduação em Bioquímica - PPGBiq).
Após essa aprovação no Conselho Técnico-Científico (CTC) da Capes, o processo será enviado para homologação pelo Conselho Nacional de Educação, o que deve levar de três a quatro meses. Ultrapassada essa etapa, os PPGs estarão autorizados a ofertar as vagas para as primeiras turmas. Serão dez vagas para doutorado em Artes, 15 para Farmácia e 13 para Bioquímica, a cada processo seletivo.
“A abertura desses novos doutorados acadêmicos significa o aumento da capacidade de pesquisa e formação de recursos humanos altamente qualificados em áreas cuja disponibilidade [de aumento] ainda não existia”, comemora o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/Ufes), Valdemar Lacerda Jr.
Segundo ele, outras três propostas da Ufes para a criação de novos cursos devem ser avaliadas na reunião do CTC da Capes até o mês de julho: doutorado em Educação Profissional, no campus de Goiabeiras; e doutorado em Energia e mestrado em Saúde Coletiva, no campus de São Mateus.
Atualmente, a Ufes possui 62 programas de pós-graduação que oferecem 50 cursos de mestrado acadêmico, dez de mestrado profissional (sete em rede), 33 de doutorado acadêmico e um de doutorado profissional.
Texto: Sueli de Freitas
Edição: Thereza Marinho