Ufes inicia ciclo-teste para a implantação do teletrabalho

03/07/2023 - 18:28  •  Atualizado 04/07/2023 22:01

A Comissão Central do Programa de Gestão de Desempenho (CCPGD) da Ufes iniciou nesta segunda-feira, 3, uma fase de teste para a implementação do teletrabalho na Universidade. Nesta etapa, chamada de ciclo-teste, 95 servidores de quatro unidades estratégicas foram autorizados a realizar suas atividades na modalidade de teletrabalho, sendo 31 em regime integral e 64 em regime parcial (com no mínimo 20% da carga horária semanal realizada de forma presencial).

Participam do ciclo-teste servidores do Centro de Ciências da Saúde (oito servidores), do Centro de Educação (oito), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (56) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (23). Esta etapa será realizada até o dia 9 de agosto e tem o objetivo de adequar os sistemas e as normas de pessoal, ajustando o que for necessário para a efetiva implementação do PGD na instituição, em conformidade com a Resolução nº 29/2022-CUN.

“Encerrado o período do ciclo-teste, os servidores destas unidades retornarão ao trabalho presencial e, a partir desta amostra da realidade de uma implementação, com suas dificuldades e desafios, poderemos adequar o sistema, desenvolver as capacitações e normas específicas de pessoal e até mesmo antever e evitar os problemas mais básicos do início da fase de implementação”, explica a presidente da CCPGD, Talita Volponi.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda, a implantação do PGD na Ufes marca o início de uma nova forma de trabalhar. “Durante a pandemia experienciamos o trabalho remoto, agora iniciaremos um formato de trabalho ‘misto’, com parte presencial e parte em teletrabalho. Muitos órgãos públicos já adotaram o PGD, bem como outras Universidades e Institutos. A etapa do ciclo-teste que se inicia hoje ajudará a adequar o programa à realidade da Ufes. Esperamos, com essa nova metodologia de trabalho, manter nosso excelente atendimento ao público, sempre atentando ao cuidado com a comunidade universitária”, destaca.

Cronograma

Segundo o cronograma de implantação do PGD, a partir do dia 1º de setembro as demais unidades da Ufes poderão enviar seus planos de trabalho para a CCPGD, vinculada ao Gabinete da Reitoria por meio de processo digital. Feito o envio, a comissão terá até 45 dias para emitir um parecer sobre os planos de trabalho. A emissão das portarias de adesão de cada unidade ao PGD e de autorização de participação dos servidores interessados em aderir ao programa será feita pela Reitoria em um prazo de até dez dias a partir do recebimento do parecer da comissão.

Talita Volponi estima que entre os meses de outubro e novembro o sistema de teletrabalho esteja amplamente implementado na Universidade, para todos os setores que enviarem seus planos de trabalho e solicitarem a sua adesão ao PGD.

O Programa

O PGD disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades dos servidores participantes, com foco na entrega de resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade, o que possibilita a adoção do teletrabalho, regime que já é adotado por outros órgãos do Poder Executivo Federal. Na Ufes, o Programa está regulamentado pela Resolução 29/2022, aprovada pelo Conselho Universitário em dezembro do ano passado.

À Comissão Central do PGD compete definir indicadores objetivos para aferir resultados institucionais e o controle efetivo das metas estabelecidas, além de ser responsável também pela definição de prazos das etapas de implementação do programa na Ufes.

Segundo a Resolução, o teletrabalho poderá ser executado apenas em regime parcial, restrito a um cronograma específico, com no mínimo 20% da carga horária semanal sendo prestada presencialmente, exceto para os setores que apresentarem justificativa aprovada pela Comissão Central.

A adoção do PGD é facultativa às unidades estratégicas da Universidade e deve ocorrer no interesse da administração, em função da oportunidade e da conveniência como ferramenta de gestão. Podem aderir ao plano servidores públicos ocupantes de cargo efetivo, cargo em comissão ou função de confiança em exercício na Ufes; empregados públicos em exercício na Ufes; e estagiários.

Todas as informações sobre a implantação do PGD na Ufes estão disponíveis no site do programa. Dúvidas podem ser encaminhadas para este e-mail.

Texto: Thereza Marinho