Trabalho de estudantes do curso de Odontologia da Ufes é premiado em evento nacional

O trabalho A Teleodontologia como uma estratégia de biossegurança frente a pandemia do COVID-19, apresentado pelo estudante do curso de Odontologia da Ufes Ghustavo Silva, garantiu o terceiro lugar na premiação dos melhores trabalhos dissertados no evento Setbio: setembro verde – mês de conscientização em biossegurança na Odontologia. O trabalho abordou a utilização da teleodontologia como estratégia de biossegurança para o enfrentamento à COVID-19.

“Perante a atual crise sanitária provocada pelo SARS-CoV-2, os cirurgiões dentistas implementaram vários cuidados em biossegurança. Para evitar aglomerações e minimizar riscos de contágio do vírus, foi preconizado mundialmente o uso da teleodontologia, que permite teleassistência e telemonitoramento de pacientes por meios digitais. A teleodontologia mostrou-se uma importante ferramenta de biossegurança no combate à pandemia provocada pelo coronavírus, pois reduz o contato presencial eletivo entre pacientes e equipe de saúde bucal, bem como permite que acompanhamentos essenciais não sejam interrompidos”, explica o estudante sobre o trabalho.

Além do Ghustavo Silva, participaram da pesquisa as alunas Ana Paula Ferreira, Manuela Lopes, Natália Sobrinho, Rafaela Nagibo e Raíssa Thompson, sob a orientação da professora Lilian Sarmento. Os estudantes receberam um kit de produtos RioQuímica.

Biossegurança

O evento foi realizado on-line durante todo o mês de setembro e contou com palestras, debates e mesa-redonda, com especialistas de todo o país e do exterior. O Setbio tem como público-alvo profissionais que atuam na área da Odontologia, docentes, alunos graduandos e pós-graduandos em Odontologia, cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal, protéticos e demais profissionais interessados em biossegurança.

“Neste ano, o evento se dispôs apresentar trabalhos acadêmicos e, de todo o Brasil, seis trabalhos foram selecionados para a apresentação que ocorreu no dia 23 de setembro. Dos seis, os três primeiros receberam premiações. Nós ficamos em terceiro lugar, porém estamos muito felizes com a nossa apresentação e por termos representado a nossa Ufes neste evento nacional e pelo trabalho que fizemos”, comemora Silva.

O Setbio é considerado o setembro verde, o mês da conscientização da biossegurança em Odontologia da América Latina. Foi inspirado no mês de conscientização do controle de infecção dentária da Organização para Assepsia e Prevenção de Segurança (OSAP), com sede nos Estados Unidos. O evento tem o apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO), da OSAP e de outras instituições e empresas públicas e privadas do setor.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.