Alunos da Ufes têm até esta quarta, 12, para se inscrever no Programa de Mobilidade Virtual

11/05/2021 - 16:57  •  Atualizado 12/05/2021 22:06

Estudantes de graduação da Ufes interessados em cursar disciplinas em outras universidades federais têm até esta quarta-feira, 12 de maio, para se inscrever no Programa de Mobilidade Virtual em Rede (Promover) lançado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A inscrição deve ser feita por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no edital.

Clique aqui para acessar o tutorial sobre a inscrição. No arquivo anexado abaixo, veja também respostas para as principais dúvidas sobre o programa.

São cerca de 10 mil vagas em, aproximadamente, duas mil disciplinas ofertadas por 12 instituições: Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Como funciona

Cada estudante pode se inscrever em até três disciplinas, podendo ser em uma ou mais instituições diferentes da que estuda. O resultado preliminar sai até 18 de maio, e a publicação da lista dos alunos matriculados por disciplina será divulgada a partir de 24 de maio. Em caso de mais candidatos do que vagas em alguma disciplina, a classificação será em ordem decrescente de percentual de integralização do curso ou, se houver empate, maior idade.

As disciplinas seguem períodos letivos distintos, de acordo com o calendário da universidade que está fazendo a oferta. Por isso, os discentes devem ficar atentos às datas. Também cabe ao aluno conversar com o coordenador do seu curso sobre as disciplinas que irá cursar em outra universidade, pois o aproveitamento não é automático.

Em entrevista à TV Ufes, a diretora de Apoio Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação da Ufes, Denise Lima, explica mais detalhes sobre o funcionamento do programa. Clique aqui para assistir.

Serviço

Para contato sobre as disciplinas do Promover-Andifes, utilize os seguintes e-mails da instituição de destino:

● Universidade Federal de Goiás (UFG): promover.ifes@ufg.br

● Universidade Federal do Maranhão (UFMA): promover.ifes@ufma.br