Teatro Universitário recebe concerto em homenagem às mulheres no samba

05/12/2023 - 16:45  •  Atualizado 06/12/2023 18:12

O Teatro Universitário recebe, nesta quinta-feira, 7, uma homenagem às mulheres que marcaram época na história do samba. A partir das 20 horas, a Banda Sinfônica Vale Música apresenta o concerto Samba d’Elas, interpretando sucessos de sambistas como Dona Ivone Lara, Beth Carvalho e Alcione. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo.

Com regência de Eduardo Lucas e Ludhymila Bruzzi, o espetáculo conta com as participações das cantoras convidadas Elaine Augusta, Sol Pessoa, Brenda Mozer e Lorena Dalvi. Idealizador do concerto, Eduardo Lucas conta que o espetáculo surgiu a partir de uma reflexão sobre a representatividade feminina na construção do samba e da estética musical brasileira.

“A presença das mulheres negras é marcante na historiografia da MPB. Pioneiras como Tia Ciata foram responsáveis pela preservação desse gênero e por cuidar dos fazedores de cultura de sua época”, afirma o maestro, referindo-se à mãe de santo e sambista Hilária Batista de Almeida, considerada uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca no início do século XX.

Dentro dessa proposta, o concerto revisita sucessos de cantoras e compositoras que deixaram marcas na história do samba. “Elas são referência para as gerações que as precederam e também para as gerações posteriores. Quando falamos em Ivone Lara, Beth Carvalho, Leci Brandão, Alcione, nos referimos a mulheres que, mais do que reprodutoras de um gênero musical, foram criadoras e tiveram importância enorme na sua difusão”, observa.

Memória afetiva

A seleção de repertório contempla sambas que estão presentes na memória afetiva do público, como Alguém me avisou, de Dona Ivone Lara; Vou festejar (Jorge Aragão/Dida/Neoci Dias), imortalizada na voz de Beth Carvalho; e Marinheiro só, samba de roda gravado por Edith do Prato, que se tornou célebre ao extrair sons de percussão utilizando uma faca e um prato como instrumentos.

A intenção, segundo o maestro, é contar com a participação do público cantando junto com as cantoras convidadas, que se destacam no cenário musical do Espírito Santo e bebem na fonte do samba em suas respectivas carreiras. “Procuramos unir cantoras que já estão cantando o samba tradicional há algum tempo e uma nova geração que está em início de carreira”, comenta.

O concerto Samba d’Elas tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Com informações e foto da assessoria do evento