Teatro da Ufes recebe Orquestra Jovem Vale Música e Marcelo Caldi em homenagem a Dominguinhos

20/06/2023 - 16:37  •  Atualizado 21/06/2023 15:46

Um dos acordeonistas mais importantes de sua geração, Marcelo Caldi é o convidado do próximo concerto da Orquestra Jovem Vale Música, nesta quinta-feira, 22, às 20 horas, no Teatro Universitário. Com regência do maestro Lucas Anizio, o programa vai revisitar a obra do compositor e sanfoneiro Dominguinhos, em arranjos sinfônicos preparados exclusivamente para o espetáculo.

A entrada para o concerto é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo. A apresentação tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Secretaria de Cultura da Ufes.

Os arranjos e as interpretações da obra de Dominguinhos são de autoria do próprio Marcelo Caldi, que comandará um repertório com clássicos como Eu só quero um xodó, Lamento sertanejo e De volta pro meu aconchego. Em 2021, Caldi homenageou os 80 anos de Dominguinhos com a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, da qual é fundador e maestro. Agora, no Teatro Universitário, o tributo acontece na ocasião dos dez anos de morte do sanfoneiro.

“Dominguinhos é um sanfoneiro de reconhecimento internacional e que tem as características completas de um músico: sensibilidade para tocar músicas das mais simples às mais complexas e virtuosas, incluindo as tristes e românticas”, afirma Caldi. “Ele inseriu a sanfona no ambiente da MPB, com canções que são reconhecidas em parcerias com Gilberto Gil, Anastácia, Chico Buarque. Também concebeu música instrumental de altíssima qualidade e de virtuosismo solando na sanfona”.

Segundo ele, a sanfona é um instrumento de possibilidades harmônicas ilimitadas: “Ela faz melodias, acompanhamentos e um ritmo harmônico muito específico. A sanfona nasceu para substituir os órgãos de igreja, é um órgão portátil e que pode fazer contrapontos. Tem todas as possibilidades para representar uma orquestra, por isso nada melhor do que uma sanfona sinfônica”, afirma o músico.

Estreante em Vitória, Caldi diz que a expectativa para o concerto com a Orquestra Jovem Vale Música é a melhor possível. “Tenho muito carinho pelas orquestras jovens, pelas orquestras de projetos sociais e profissionais. Eu me dedico porque sei que esses projetos têm um valor incrível, uma importância grande tanto como edição musical quanto como inclusão social”, diz.

Currículo

Marcelo Caldi é pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro e diretor musical. É reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração, levando adiante o legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeom, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho, entre outros.

Como cantor, atuou em alguns dos mais importantes grupos vocais da história recente da MPB, o Garganta Profunda e o BR-6, com o qual excursionou para vários países da Europa. Lançou em 2009 o álbum Cantado, somente com canções de sua autoria, em parceria com nomes importantes da cena musical, como João Cavalcanti e Sérgio Ricardo. Entre os seus álbuns autorais, destaca-se ainda A sanfona é meu dom (2017), que inclui participações de Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Silvério Pontes, Bebê Kramer e Kiko Horta.

Com informações e foto da organização do evento