STF, Andifes e Cogecom realizam seminário sobre combate à desinformação

12/09/2023 - 11:46  •  Atualizado 13/09/2023 16:22

O Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), promove nos dias 14 e 15 de setembro o Seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia. O objetivo é debater junto a representantes da sociedade civil e da academia formas de enfrentar a desinformação e o discurso de ódio.

O evento terá início às 9 horas, na Sala da Primeira Turma do STF (Edifício Anexo II-B), em Brasília, com transmissão simultânea pelo canal do STF no YouTube. Clique aqui para conhecer a programação completa.

O Seminário é resultado do encontro entre a presidente do STF, ministra Rosa Weber, e os reitores das universidades parceiras do Programa de Combate à Desinformação, realizado dia 27 de fevereiro deste ano.

A proposta é promover o intercâmbio das ações, boas práticas e recomendações no combate à disseminação de informações falsas, distorcidas e o discurso de ódio, por meio de apresentações temáticas envolvendo: o fortalecimento do sistema de Justiça no enfrentamento à desinformação; a educação midiática e as pesquisas da academia sobre o tema; e a importância do trabalho das agências de checagem.

Participação da Ufes

No segundo dia do evento, durante o painel presidido pelo ministro Cristiano Zanin, um dos palestrantes será o professor do Departamento de Comunicação da Ufes e coordenador do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência do Programa de Pós-Graduação em Territorialidades (PósCom-Ufes), Edgard Rebouças. Ele apresentará suas contribuições a partir das 9 horas, durante o painel Regulamentação das plataformas sociais digitais e a monetização da desinformação, onde falará sobre regular com educação para as mídias e participação.

Também se apresentarão como palestrantes nesse painel a cofundadora do Sleeping Giants Brasil, Mayara Stelle, que abordará o ativismo digital e a desmonetização da desinformação; e o professor do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) Gustavo Borges, que falará sobre experiências pelo mundo sobre regulamentação das plataformas digitais.

Edgard Rebouças tem formação em Comunicação Social-Jornalismo pela Ufes, mestrado em Sciences de l'Information et de la Communication pela Université Grenoble 3, doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e estágios pós-doutorais na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Université du Québec à Montréal.