Seminário discute saúde mental. Prazo para envio de trabalhos termina no próximo dia 28

Promover o alinhamento reflexivo e teórico em torno da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em tempos de pandemia e divulgar as ações dos serviços em saúde mental a partir das experiências bem-sucedidas de cuidado diante do distanciamento social devido à COVID-19. Esses são alguns dos objetivos do III Seminário Estadual de Saúde Mental do Espírito Santo em tempos de pandemia: um convite ao otimismo das práticas, que será realizado entre os dias 4 e 6 de novembro. As inscrições para o evento já estão abertas, e os interessados em submeter trabalhos devem enviar o material até 28 de outubro.

A Raps é uma rede de atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo aqueles provocados pelos efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. Ela propõe um novo modelo de atenção em saúde mental, a partir do acesso e da promoção de direitos das pessoas, baseado na convivência dentro da sociedade. Além de mais acessível, a rede ainda tem como objetivo articular ações e serviços de saúde em diferentes níveis de complexidade.

O seminário pretende, ainda, estimular reflexões e trocas de experiências em torno da produção de cuidado no campo da saúde mental e debater os desafios enfrentados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto da pandemia do coronavírus e diante dos retrocessos no âmbito das políticas públicas sociais.

“O seminário vai discutir as mudanças decorrentes da pandemia da COVID-19 e seus impactos no processo de trabalho no campo da saúde mental. O que temos, portanto, é um mundo potente de desafios, de mudanças, traçando novos rumos. Dessa maneira, convidamos todos a dialogarem sobre essa nova era e os impactos na política de saúde mental”, destaca a professora do curso de Terapia Ocupacional e uma das coordenadoras do evento Adriana Leão.

Dentre os assuntos que serão debatidos, estão o cuidado com o consumo de álcool e outras drogas, a desinstitucionalização e a reabilitação psicossocial, a saúde mental infanto-juvenil e a saúde mental na atenção básica (veja programação abaixo).

O evento é direcionado aos profissionais da área da saúde mental, mas podem participar todos os interessados no assunto, tal como pacientes e familiares. Ele é uma continuidade do fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial no Estado do Espírito Santo e é organizado pelos grupos de pesquisas Políticas Públicas e Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e o Grupo Fênix, ambos da Ufes. Conta também com a participação da professora do Departamento de Serviço Social Fabiola Leal.

Programação

O III Seminário Estadual de Saúde Mental do Espírito Santo será realizado na modalidade on-line entre os dias 4 e 6 de novembro, das 15 às 17 horas, com transmissão pelo canal Webconferência Sead – Ufes, no YouTube.

Dia 4 - Das 15 às 17 horas - Abertura. Conferência: A saúde mental e as resistências ao pessimismo da razão, com Eduardo Mourão Vasconcelos (UFMG) e Sílvia Rodrigues Jardim (UFRJ)

Dia 5  - Das 15 às 17 horas - Mostra de práticas: Inquieta-ações

Dia 6 - Das 15 às 17 horas -  Conferência de encerramento: Um convite ao otimismo das práticas, com Erotildes Maria Leal (Ufes) e Aisllan Diego de Assis (Ufop)

As inscrições para submissão de trabalhos podem ser feitas até 28 de outubro. Os interessados deverão encaminhar o arquivo dos trabalhos para o e-mail seminariosaudementales [at] gmail.com. Outras informações sobre o evento e sobre como fazer as inscrições poderão ser obtidas no endereço eletrônico https://www.even3.com.br/seminariosaudementales/.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Camila Fregona

 

*Atualizada em 20 de outubro, às 9h20; e em 26 de outubro, às 11h48

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.