Projeto ComunicaÊ é convidado para ministrar formação em evento da União Europeia

17/09/2021 - 18:46  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

O projeto de extensão ComunicaÊ foi convidado para ser uma das atividades de formação do Seminário Internacional Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O Papel da Arte, organizado pela Delegação da União Europeia no Brasil e pela Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia (Eunic-Brasil) ao longo do mês de setembro. A participação do projeto será neste sábado, 18, das 9 às 13 horas, com a atividade Oficina ComunicaÊ de Educação para a Mídia, a ser ministrada pelo professor do Departamento de Comunicação Edgard Rebouças, pela pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Política Social Franciani Bernardes, pela equipe do projeto e pela jornalista e ex-extensionista do projeto Mayra Scarpi.

Os interessados em participar da oficina ainda podem enviar um e-mail para o endereço educacaomidiatica2021@gmail.com, indicando querer participar da atividade deste sábado.

Leitura crítica

O ComunicaÊ é uma das mais antigas ações do Observatório da Mídia da Ufes e vem atuando em escolas públicas da região da Grande Vitória desde 2011, com ações de educação midiática. O projeto propicia o contato de estudantes de Jornalismo, Publicidade e Audiovisual da Ufes com jovens nos primeiros anos da adolescência, fase em que começam a reapropriar seus usos dos conteúdos e meios de comunicação. As oficinas do ComunicaÊ trabalham com leitura crítica de conteúdos noticiosos, publicitários e ficcionais em várias mídias, e desafia os jovens a realizarem seus próprios conteúdos de uma forma diferente e mais inserida em suas realidades, em comparação ao que é exibido nos meios de comunicação tradicionais.

Nestes dez anos, o projeto foi apresentado em dezenas de escolas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais; foi duas vezes finalista do Prêmio de Mérito Extensionista da Ufes; recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do Espírito Santo e foi modelo internacional de ação de educação midiática com oficina selecionada no Congresso da Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação (Alaic), na Costa Rica.

XVII Semana da Europa, onde está inserido o Seminário Internacional Educação Midiática e o Combate à Desinformação - O Papel da Arte, conta com a participação personalidades e entidades brasileiras e europeias referências em alfabetização midiática e informacional e nos estudos sobre desinformação.

Também estão presentes no evento outras iniciativas parceiras do Observatório da Mídia na Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi) e na Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).

Com informações do Observatório da Mídia