Projeto Circuito Cirúrgico, do Hucam-Ufes, ganha troféu Iniciativa de Valor, da Ebserh

15/12/2022 - 11:49  •  Atualizado 16/12/2022 12:44

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) ganhou o segundo troféu Iniciativa de Valor de sua história, premiação concedida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em reconhecimento a iniciativas de destaque dos hospitais universitários federais que compõem a rede. Na edição 2022 do prêmio, entregue na quarta-feira, 14, o Projeto Circuito Cirúrgico, do Hucam, foi laureado na categoria Transparência.

Outros quatro hospitais e duas ações da sede da Ebserh compuseram o time de vencedores. As iniciativas são as que mais reforçaram os valores organizacionais da instituição: ética, transparência, humanização, sustentabilidade, valorização de pessoas, trabalho em rede e inovação. O objetivo é também estimular a adoção das iniciativas por outras unidades da rede.

A superintendente do Hucam-Ufes, Rita Checon, celebra a conquista da instituição: "Segunda vez que o Hucam recebe prêmio de Iniciativa de Valor. Isso é fruto da competência e do engajamento dos nossos trabalhadores e gestores. Neste ano, o Projeto Circuito Cirúrgico, uma ação prioritária do hospital que está em andamento, já mostra resultados de eficiência nos processos de trabalho do Centro Cirúrgico. Parabéns à equipe envolvida, parabéns Hucam!".

Comprometimento

A solenidade de premiação, que também comemorou o aniversário de 11 anos da Ebserh, foi realizada na administração central da empresa, em Brasília, e transmitida para toda a rede via internet.

Para o vice-presidente da empresa, Antonio César Rocha, as iniciativas de valor premiadas ressaltam o comprometimento dos profissionais da rede Ebserh com as melhores práticas organizacionais e com a sociedade, sendo o aniversário da instituição o momento adequado para, mais uma vez, agradecer a todos aqueles que se dedicam diariamente.

“Quando vemos a progressão da Ebserh, é simples perceber que o aniversário da empresa nos remete ao orgulho crescente de pertencermos a uma instituição pública cuja finalidade é tratar das duas políticas públicas mais importantes de um país: a saúde e a educação. E isso perpassa necessariamente pela atuação dos nossos mais de 60 mil funcionários”, reconheceu.

Sobre o Projeto Circuito Cirúrgico

O Projeto Circuito Cirúrgico foi idealizado como projeto estratégico pela alta gestão, objetivando o planejamento e a reorganização dos processos de trabalho referentes ao bloco cirúrgico, a fim de obter melhores resultados e desempenho.

O projeto, de ampla dimensão e complexidade, operacionalizado em paralelo com o enfrentamento da pandemia, trouxe como principais ganhos:

- Implantação do regimento interno do centro cirúrgico;

- Implantação/adesão da utilização do módulo cirurgia do AGHUx (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários);

- Criação do colegiado gestor da Unidade de Bloco Cirúrgico e Centro de Material Esterilizado (CME);

- Atualização/centralização das filas cirúrgicas;

- Estruturação do transporte intra-hospitalar;

- Criação e atuação da sala de situação do circuito cirúrgico, que será a base para criação da Unidade de Produção do bloco cirúrgico;

- Definição de critérios para utilização de salas eletivas, protocolo de utilização da sala de urgência;

- Unificação de ferramenta de agendamento cirúrgico;

- Protocolos assistenciais e processos de qualidade;

- Inventário e recuperação de instrumentais cirúrgicos.

Com informações e imagem da Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh