Programa de Pós-Graduação em Letras abre edital para mestrado e doutorado

20/04/2023 - 15:32  •  Atualizado 26/04/2023 10:16
Compartilhe

Começa nesta segunda-feira, 24, o período de inscrições para o mestrado e o doutorado acadêmicos em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes). Os processos seletivos oferecem até 17 vagas para o mestrado e até oito vagas para o doutorado. Os interessados em participar devem enviar e-mail para selecao.ppgl.2023@gmail.com até o dia 9 de maio. As aulas terão início em 14 de agosto.

No ato da inscrição, os candidatos devem enviar uma mensagem única contendo os arquivos: documentos pessoais, conforme especificado em edital; formulário de inscrição preenchido e assinado; projeto de pesquisa de dissertação ou tese identificado; e projeto de pesquisa de dissertação ou tese desidentificado. No caso do doutorado, há a necessidade de enviar, também, comprovante de publicação ou aceite de um artigo autoral ou coautoral. O resultado da avaliação dos projetos será divulgado no dia 29 de maio.

Candidatos ao mestrado devem apresentar certificado de proficiência em um idioma estrangeiro, dentre alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano, além de português, para candidatos estrangeiros. Os interessados em cursar doutorado devem ter proficiência em dois dos idiomas listados. Os certificados devem ser emitidos pelo Núcleo de Línguas da Ufes ou por instituições de ensino superior públicas brasileiras autorizadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), contando com aproveitamento mínimo de 70% do total da prova. O exame deve ter sido realizado nos últimos três anos, a contar da data de matrícula.

A prova escrita de conhecimentos específicos de ambos os cursos está prevista para acontecer às 14 horas do dia 13 de junho e o resultado do processo seletivo, com a classificação final dos candidatos, será divulgado em 21 de julho. Os editais dos processos seletivos, contendo todas as informações e formulários, podem ser acessados no site do PPGL.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho