Programa de Iniciação Científica bate recorde de inscritos

22/06/2023 - 17:28  •  Atualizado 23/06/2023 13:04

A edição 2023-2024 do Programa Institucional de Iniciação Científica (Piic) teve 1.615 subprojetos inscritos por 823 professores, o que representa um crescimento de 15,1% em relação ao número atual de docentes orientadores (715). Considerando os últimos cinco anos – mesmo com a queda nas inscrições durante a pandemia – foi registrado um aumento médio aproximado de 40% em comparação ao ciclo anterior de cinco anos.

“Esse novo recorde de inscrições mostra a consolidação do crescimento da iniciação científica da Ufes. Isso é resultado de um trabalho coordenado pela equipe da Diretoria de Pesquisa, mas com grande apoio do Comitê de Iniciação Científica e outros setores da Universidade, como a PRPPG [Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação], a Prograd [Pró-Reitoria de Graduação], a Supec [Superintendência de Comunicação], além de estudantes e professores", valoriza o diretor de Pesquisa da Ufes, Fábio Partelli.

Os resultados da iniciação científica também foram comemorados pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr. “Mais uma vez temos um recorde de submissões de propostas, o que demonstra a ampliação da capacidade de pesquisa na Ufes. Isso vai refletir positivamente nos conceitos dos nossos programas de pós-graduação e, por consequência, no crescimento dos indicadores de pesquisa, pós-graduação e inovação da nossa Universidade”, afirmou.

Bolsas

O resultado final do edital do Piic será divulgado até agosto. Segundo Partelli, ainda não estão definidas as bolsas de estudos para os estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), subprograma do Piic. “Temos confirmadas as bolsas do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] e as da Ufes. Estamos aguardando o edital da Fapes [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo], do FAP [Fundo de Apoio à Pesquisa] da Ufes, além da resposta do Sebrae [Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Espírito Santo]”, afirmou.

Texto: Sueli de Freitas