Professor da UFBA ministra seminário e palestra sobre pesquisas na área de Educação a partir desta quinta, 25

23/04/2024 - 18:24  •  Atualizado 24/04/2024 09:54
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Foto do professor Michel Thiollent em uma palestra, falando ao microfone.

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) recebe o professor Michel Thiollent a partir desta quinta-feira, 25, para ministrar uma disciplina e proferir uma palestra no auditório do PPGE, no Centro de Educação (CE) da Ufes, no campus de Goiabeiras.

Entre os dias 25 e 30, das 18 às 22 horas, Thiollent ministrará o seminário Questões atuais em metodologia de pesquisa, indicado aos estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade. Já no dia 30, a partir das 8h30, o professor conduzirá a palestra As contribuições da pesquisa-ação para a formação de professores(as), dentro da programação do simpósio Diálogos sobre pesquisa-ação, aberto para as comunidades interna e externa à Ufes.

Após a palestra, das 13h30 às 16h30, haverá um debate com o Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial (Grufopees), intitulado Movimentos lusófonos sobre as contribuições da pesquisa-ação nos processos de formação dos profissionais da educação. As inscrições para os dois eventos devem ser realizadas por meio deste formulário.

Referência

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Thiollent é referência nas temáticas de metodologia de pesquisa qualitativa e participativa, estudos organizacionais e gestão de projetos sociais e educacionais. Também é estudioso da perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-ação, tendo publicado obras como Metodologia da pesquisa-ação e Pesquisa-ação nas organizações. Francês e naturalizado brasileiro, ele é professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo a professora Sandra Kretli, coordenadora adjunta do PPGE, a pesquisa-ação é uma metodologia de pesquisa que “busca entender o contexto que se pesquisa para refletir criticamente e propor mudanças de forma coletiva”.

“Para Thiollent, a principal contribuição da pesquisa-ação no contexto educacional é o avanço no sentido de produzir ideias que antecipem o real ou que delineiem um ideal, e não apenas descrever e avaliar a situação da educação”, acrescenta Kretli. “Essa perspectiva contribui para a formação de profissionais da educação ao estar ancorada nas demandas formativas dos sujeitos e ao possibilitar a superação da dicotomia entre teoria e prática”, destaca.

Categorias relacionadas