Poético e experimental, drama nacional estreia no Cine Metrópolis nesta quinta, 29

28/09/2022 - 17:14  •  Atualizado 29/09/2022 09:45
Compartilhe

Após uma pré-estreia com a presença da diretora Maria Clara Escobar e da atriz Bárbara Colen, no último dia 26, o filme Desterro entra na programação do Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 29. Poético e experimental, o longa retrata a trajetória de autodescoberta de uma mulher em crise.

No longa, Laura (Carla Kinzo) já não se conforma com os papéis destinados a ela numa vida tradicional. Introspectiva, habita paisagens internas enquanto a rotina acontece em outro ritmo, fora de seu corpo, até que decide partir, em uma viagem sem rumo, descobrindo novas formas de existir a partir do encontro com as histórias dos outros.

Selecionado para o 49º Festival Internacional de Rotterdam, Desterro é o primeiro longa de ficção de Maria Clara Escobar. A diretora e roteirista foi premiada em diversos festivais, nacionais e internacionais, pelo documentário Os dias com ele (2012)Ela também é autora de curtas-metragens e de um livro de poemas, intitulado Medo Medo Medo (2019).

História real

Segue em cartaz o drama de guerra Onoda - 10 Mil Noites na Selva. Dirigido pelo francês Arthur Harari, o filme é baseado na história real de um soldado japonês que seguiu lutando na Segunda Guerra Mundial durante 30 anos, mesmo após o fim do conflito.

Após quatro semanas de exibição, os filmes Marte Um, de Gabriel Martins (indicação do Brasil para concorrer a uma vaga na disputa de Melhor Filme Internacional no Oscar), e Não! Não Olhe!, de Jordan Peele, terão suas últimas sessões.

Na quarta-feira, 5, às 13 horas, acontece a terceira aula do Curso de Extensão: Imagens do Trabalho, com exibição e debate do filme Peões, de Eduardo Coutinho. O curso é aberto e gratuito para toda a comunidade.

 

Confira abaixo a sinopse dos filmes em cartaz de 29 de setembro a 5 de outubro:

Desterro, de Maria Clara Escobar (Brasil/Argentina/Portugal, 2020, 123') - Trailer
Sinopse: Desterro. Descompasso. O que se passa dentro de Laura parece estar sempre em um espaço diferente e em um ritmo distinto daquilo que se espera dela. Desconfortável, ela decide sair de casa e seguir uma jornada pessoal sem rumo definido. Num percurso de autodescoberta, ela se depara com situações imprevisíveis e outras histórias de vida que vão reconfigurar suas próprias ideias. Não recomendado para menores de 12 anos.

Onoda – 10 Mil Noites na Selva, de Arthur Harari (França/Japão/Itália/Alemanha/Bélgica/Camboja, 2021, 167') - Trailer
Sinopse: Em 1944, o soldado japonês Hiroo Onoda, com 22 anos, é enviado para uma pequena ilha das Filipinas onde os norte-americanos estão prestes a desembarcar. Sua função será travar uma guerrilha até o retorno das tropas japonesas e permanecer vivo, aconteça o que acontecer. O Japão se rendeu logo depois, mas Onoda continuou a guerra por ele mesmo por mais 10 mil dias, até ser resgatado em 1974. Baseado em uma história real. Não recomendado para menores de 14 anos.

Não! Não Olhe!, de Jordan Peele (EUA, 2022, 130') - Trailer
Sinopse: Após a morte súbita do pai, os irmãos OJ e Emerald herdam um rancho de cavalos adestrados para produções de cinema e TV. Eles acreditam que a partida do pai pode estar relacionada a uma série de eventos estranhos vindos do céu e tentam registrar em vídeo uma prova desses contatos extraterrestres. Não recomendado para menores de 14 anos.

Marte Um, de Gabriel Martins (Brasil, 2022, 115') - Trailer
Sinopse: os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre compromissos, desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder. Em meio a isso, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte. Não recomendado para menores de 16 anos.

Peões, de Eduardo Coutinho (Brasil, 2004, 85')

Sinopse: Em 1979 e 1980, trabalhadores de uma metalúrgica em São Paulo organizaram uma série de greves que mudaram a face do sindicalismo brasileiro. No processo, forneceram a base para a criação do Partido dos Trabalhadores. Peões é um documentário sobre as histórias de 21 metalúrgicos que participaram dessa história e permanecem em relativo anonimato. Livre.

 

Veja a grade de programação:

 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes