Pesquisadores da Ufes recebem prêmio internacional na área contábil

28/06/2023 - 18:24  •  Atualizado 03/07/2023 11:12

O professor da Ufes Vagner Antônio Marques e a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCON/Ufes) Patrícia Pain receberam o Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-Científico Professor Dr. Antônio Lopes de Sá pelo terceiro lugar na categoria Acadêmico-Científica com o trabalho intitulado Key Audit Matters and Audit Quality: Evidence on Emerging and Developed Markets. Além do terceiro lugar, o professor Marques teve mais dois trabalhos em que atuou em coautoria selecionados na mesma categoria.

Concedido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), o Prêmio foi entregue em cerimônia realizada no último dia 23. O objetivo é estimular e disseminar a produção de pesquisas na área da ciência contábil em âmbitos nacional e internacional nas categorias Iniciação Científica e Acadêmico-Científica.

O trabalho dos pesquisadores da Ufes analisou o efeito da adoção de Key Audit Matters (KAMs) na qualidade da auditoria em mercados emergentes e desenvolvidos. Segundo o professor, “os mercados emergentes possuem mecanismos de proteção mais fracos para investidores, credores e partes interessadas e as mudanças normativas têm exigido a realização de novas pesquisas para entendermos o impacto efetivo dessas alterações”.

“Receber o Prêmio Lopes de Sá é uma conquista importante para o nosso Grupo de Estudos em Contabilidade, Auditoria e Tributação (Gecat), para os alunos e professores do PPGCON-Ufes. É o reconhecimento do nosso esforço e dedicação. Além disso, é uma maneira de mostrar que estamos fazendo um trabalho relevante na comunidade científica e profissional. Esse prêmio é mais um indicativo do impacto positivo do nosso programa no campo”, afirmou Marques.

O estudo analisou 310.347 observações de 29.524 empresas listadas nos países do chamado G20, no período de 2010 a 2021. “A exigência de KAM resultou em um aumento na rigorosidade e na qualidade da auditoria nos mercados emergentes. O estudo visa contribuir para pesquisadores, reguladores, auditores, gerentes e partes interessadas, fornecendo insights sobre os custos e despesas necessários para adaptar e implementar os requisitos e melhorar a qualidade da auditoria”, afirmou.

Texto: Sueli de Freitas