Palestras sobre comunicação e ciência acontecem a partir desta quarta, 22

21/03/2023 - 16:29  •  Atualizado 05/04/2023 09:45

O Laboratório de Energia da Biomassa da Ufes (LEB) promove a partir desta quarta-feira, 22, uma série de palestras sobre a produção de material científico, abordando de forma ampla a comunicação e a ciência. As inscrições para o LEB Workscience são gratuitas e abertas para toda a sociedade, e realizadas de forma on-line.

Os eventos acontecerão no auditório do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira (DCFM), na unidade da Ufes de Jerônimo Monteiro, e também terão transmissão ao vivo.

Ananias Júnior, coordenador do LEB, explica que, a princípio, as palestras eram voltadas para os estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao laboratório. Entretanto, a equipe percebeu a necessidade de aprimorar não só a produção técnico-científica, mas também a forma de comunicar os resultados das pesquisas. “Boa parte dos cientistas não sabem se comunicar de maneira que a comunidade entenda. Ciência não precisa ser chata. A sociedade ganha quando tem a oportunidade de respirar a ciência sob a ótica de quem a vivencia diariamente”, ressalta.

O coordenador ainda declara que muitas pessoas desconhecem todo o trabalho científico desempenhado pela Ufes. O LEB, especificamente, tem como objetivo principal reunir, desenvolver e difundir o conhecimento sobre a obtenção de energia e planejamento de recursos energéticos florestais. A partir desse conhecimento, busca-se otimizar os processos e recursos envolvidos, assim como desenvolver novos produtos e definir indicadores energéticos para cada segmento, industrial ou doméstico, promovendo a sustentabilidade econômica e ambiental na conversão termoquímica da biomassa.

Confira a programação:

22/03 - às 13h30 - Ciência e Sociedade: oficina de divulgação científica
Palestrante: Letícia Naisa, jornalista

30/03 - às 14h - Oficina: Organização do curriculum lattes e integração com base de dados
Palestrante: Ananias Júnior, professor do DCFM e coordenador do LEB (Ufes)

03/04 - às 9h - Utilizando análise bibliométrica como ferramenta para iniciar sua pesquisa científica
Palestrante: João Ucella, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (Ufes)

06/04 - às 14h - Desafios da Pós Graduação
Palestrante: Giovana Maria de Oliveira, assessora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais (Ufes)

14/04 - às 14h - Evolução das técnicas didáticas no ensino superior
Palestrante: Marcos Sorrentino, professor do Departamento de Ciências Florestais da Universidade de São Paulo (USP)

18/04 - às 14h - Reduzindo o estresse com as referências: uma visão geral do Mendeley
Palestrante: Elias de Souza, professor do Departamento de Tecnologia e Recursos Naturais da Universidade do Estado do Pará (Uepa)

24/04 - às 14h - Como escrever um artigo científico?
Palestrante: Pedro Brancalion, professor do Departamento de Ciências Florestais (USP)

29/04 - às 9h - O uso do Software R como ferramenta para análise de dados
Palestrante: Merlindo Manjate, assistente na Universidade Lúrio, em Moçambique

Texto: Ghenis Carlos Silva (bolsista de projeto de Comunicação)