Palestra marca abertura dos programas Pibid e Residência Pedagógica nesta quinta, 4

02/02/2021 - 18:36  •  Atualizado 04/02/2021 16:09

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realiza nesta quinta-feira, 4, um evento de abertura para as ações de 2021 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica. A programação será transmitida, com recursos de acessibilidade, a partir das 16 horas, no canal oficial da Ufes no YouTube.

Para abrir os trabalhos do Pibid e da Residência Pedagógica em 2021, foi convidado o professor e pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Hélder Eterno da Silveira. De 2011 a 2015, Helder Silveira foi coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério, da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Além do professor Helder Silveira, participarão da mesa a pró-reitora de Graduação da Ufes, Cláudia Gontijo, e os coordenadores institucionais do Pibid, Marcos Vogel, e da Residência Pedagógica, Kalline Aroeira.

Conforme a diretora de Apoio Acadêmico, Denise Assafrão, o evento marca a formalização do início dos projetos e é voltado a toda a comunidade de estudantes e professores das licenciaturas, em especial pibidianos e residentes, bem como a docentes das escolas públicas estaduais, que supervisionam os programas.

O Pibid está em curso desde outubro de 2020 e a Residência Pedagógica desde novembro. Ambos os programas têm duração de 18 meses. Entre bolsistas discentes, docentes e supervisores, foram distribuídas 256 bolsas ao Pibid e 228 à Residência Pedagógica.

Sobre os programas

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação que visa proporcionar aos estudantes da primeira metade dos cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica. O programa concede bolsas a alunos participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior em parceria com as redes de ensino.

Já o Programa de Residência Pedagógica busca induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado e está voltado a estudantes a partir da segunda metade do curso. Tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial da Capes e nos sites prograd.ufes.br/pibid e prograd.ufes.br/programa-residencia-pedagogica.

Texto: Vinícius Fontana
Edição: Camila Fregona